segunda-feira, 1 de junho de 2020

UFOLOGIA – DANILO DU SILVAN, O PRIMEIRO UFÓLOGO DE MANAUS

DU SILVAN COM 50 ANOS
Nasceu em Manaus no dia 20 de novembro de 1930 e faleceu em 15 de novembro de 1985. Era considerado um “Poliedro”, uma pessoa que atuava ao mesmo tempo em várias faces do conhecimento e profissões. Foi Jornalista, Radialista, Escritor, Poeta, Historiador, Compositor, Promotor de Justiça e Ufólogo. Esta última o marcou na história da nossa cidade, pois foi o primeiro estudioso de Manaus a dedicar-se aos assuntos e atividades com interesse em objetos voadores não identificados.
Um artigo escrito pelo Deivison Nobre (disponível no Google) descreve toda a trajetória do ilustre amazonense Du Silvan, como era conhecido por todos os amigos e intelectuais de Manaus. Em língua francesa, o “du” remete aos membros da nobreza e “Silvin” (pronuncia-se silvan) ou “Silvan” provém de um radical latino que significa “da floresta”, termo muito apropriado para um legítimo representante da maior floresta tropical do mundo.
Casou com a Dona Clélia Bezerra de Menezes, com quem teve quatro filhos: Danilo Júnior, Emerson, Iria Helena e Denison Silvan. Segundo o meu irmão Rocha Filho, a família do Du Silvan morava na Rua Monsenhor Coutinho e o seu filho Danilo Júnior foi seu contemporâneo no Colégio Estadual do Amazonas na década de sessenta.
Tempos depois, o Danilo Júnior foi meu professor de História no Colégio Dinâmico, um preparativo que existia na Avenida Getúlio Vargas, pertencia ao saudoso Nestor Nascimento. Ele mora no Conjunto Tocantins.
Fundou em 1967 o “Clube de Estudos dos Objetos Aéreos Não-Identificados (CEOANI)”, uma instituição que se dedicava com seriedade e objetividade aos estudos ufológicos, sendo reconhecida por suas congêneres tanto no Brasil como no exterior.
Pelos seus estudos pioneiros foi considerado o primeiro ufólogo da Amazônia e um dos pioneiros no Brasil. Promoveu eventos e estudos sobre essa temática. Em 1968 realizou na Associação Comercial do Amazonas (ACA) um encontro de estudiosos do fenômeno, sendo considerada a primeira reunião do gênero no Brasil.
O seu livro mais famoso foi “Mistificadores da Ufologia”, lançado em 1981 em Petrópolis, no Rio de Janeiro, durante um congresso de ufologia. Em 1985 estava escrevendo o livro “Dicionário de Discos Voadores”, mas o deixou inconcluso por ter falecido naquele ano.
Segundo o historiado Coronel Roberto Mendonça “Du Silvan foi um dos pioneiros na pesquisa ufológica na Amazônia. Escreveu Mistificadores da Ufologia, onde relatou uma das primeiras observações de naves extraterrestres na Amazônia, fenômeno registrado em Manaus, ao final dos anos 1950”.
Neste livro ele escreveu que uma das primeiras observações de naves extraterrestres na região foi registrada na cidade de Manaus, em 1957, quando várias pessoas avistaram num fim de tarde, na Ponte Cabral, um objeto voador não identificado.
Eu já tive uma experiência muito estranha na década de oitenta. Estava com um grupo de amigos no Lago do Careiro pronto para pescar à noite quando desisti no meio do caminho. Voltei para a casa de um pescador conhecido como Zé, onde achei melhor passear de canoa com os seus dois filhos mais velhos. Era uma noite de lua cheia, com boa visibilidade. De repente apareceu no céu um objeto estranho. Achei que era um balão gigante, mas os garotos falaram que era o “Chupa-Chupa”! Achei esquisito aquele objeto voador, pois não fazia barulho, deveria estar a uns cento e cinquenta metros de altura. Era redondo, com luzes que refletiam no rio. Fui aconselhado pelos meninos a ficar calado, pois se fossemos descobertos, eles nos levariam para a nave. Passou lentamente e sumiu da nossa vista. Isto me intrigou por longos anos.
O meu irmão Rocha Filho gosta de estudar sobre este assunto de Ufologia, tanto que muito ano atrás deixou comigo o livro “O Mundo dos Discos Voadores”, no qual assinou o seu nome e datou: 14.06.1990.
Neste livro contém um capitulo inteiro dedicado aos “Homens de Preto”. Homens que usam terno, chapéu, gravata, sapatos pretos e camisa branca. Eram desajeitados, sinistros e ameaçadores. Andavam sempre num imponente velho carro Cadillac 1953, mas novo e imaculado em aparência. A sua visita sempre acabava em advertências para a pessoa não falar a ninguém que avistou um ÓVNIS ou para abandonar a investigação.
Em 1997 foi lançado o primeiro filme “Men in Black” (Homens de Preto) onde membros de uma organização ultrassecreta criada para monitorar e policiar atividades alienígenas na Terra. O filme foi lançado com críticas positivas e arrecadou mais de US $ 589 milhões em todo o mundo.
Du Silvan sofreu um enfarto do miocárdio em 15 de novembro de 1985, com 54 anos, sendo seu sepultamento realizado em Manaus, ocasião em que compareceu número expressivo de intelectuais, amigos e familiares. Ficou para a história da nossa cidade e jamais será esquecido como o primeiro ufólogo de Manaus.
É isso ai.
Fonte:
https://medium.com/@deivisonsilvan/danilo-du-silvan-b64c6d7720f6
BLOG DO CORONEL ROBERTO MENDONÇA

Nenhum comentário: