quarta-feira, 23 de abril de 2014

ATUALIZAÇÕES DO BLOGDOROCHA


Recentemente, recebi com muita honra um e-mail do meu amigo Jomar Fernandes, Muito Digno Juiz de Direito do Estado do Amazonas – ele cobrou atualizações do nosso blog – respondi-lhe que, andava um pouco desmotivado, mas, prometi-lhe atualiza-lo semanalmente.

Comecei a editar o blog em 2006, influenciado pelo meu amigo Rogélio Casado, um médico bastante conceituado na nossa cidade. Pois bem, fazia apenas o Ctrl C e Ctrl V, ou seja, copiava alguma coisa na net e, depois, colava no Blog.

Depois, comecei a escrever “sem pé, nem cabeça”, mas, com a ajuda de alguns leitores, fui “melhorando” um pouco o texto.

Por ter uma paixão muito grande pela nossa cidade e, por ser saudosista, postei centenas de fotografias da “Manaus Antiga” – o que tornou a página conhecida por muitos internautas, pois quando alguém digitava essas palavras no Google, o meu blog aparecia na cabeça, depois, surgiram várias páginas sobre o tema e, fiquei por último.

Depois de dois anos, fiquei fissurado pelo blog, postava feito um louco, além de incluir as minhas fotografias, aliás, em decorrência disso, descobri que tinha sensibilidade para “escrever com a luz”.

Para ser ter uma ideia, em 2009, fiz 372 postagens, muito mais do que os dias do ano! Em compensação, em 2014, em quatro meses, postei apenas 47, contando com os “repetecos” – muito pouco, não é mesmo?

Certo dia, a minha amiga Graça Silva, competentíssima Delegada de Polícia, falou-me que o blog estava “bombando”, pois muita gente gostava das minhas postagens, principalmente dos causos, contos, piadas e outras coisas mais – a partir dai, instalei um contador de acesso gratuito, o StartCounter, foi quando pude monitorar o blog, fiquei sabendo que além de Manaus, era muito acessado no Rio de Janeiro e São Paulo, a grande maioria eram amazonenses que tinham saudades da Amazônia e da sua cidade.

Uma coisa leva a outra – fiquei motivado a ler jornais e revistas antigas - passei a frequentar a Biblioteca Pública do Amazonas e o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), para “desenterrar defunto”, o que me deixou mais apaixonado pela história da nossa cidade.

Certo dia, o meu amigo Roberto Pacheco, jornalista dos bons – falou que eu postava muito sobre a minha vida particular – a partir dai, criei um personagem, o Zé Mundão, um manauara que apronta todas (o que eu faço, ele leva a culpa!) – ele serviu como personagem para um arremedo de livro que acabei de escrever, porém, ninguém quer saber de ler os originais, imagine se um dia for editado, vai criar traças nas prateleiras!

Voltando ao assunto – o blog pertence ao poderoso Google e, o pessoal lá dos Estados Unidos entrou em contato comigo por e-mail, pedindo para autorizar a inserção de comerciais que eles controlavam – em compensação, eu receberia uma grana preta! Os senhores sabem quanto eles já me pagaram? Apenas USD 350,00 durante todos esses anos! Outra coisa, a grana veio através de um Banco fuleiro, pois comeram a metade das minhas verdinhas a título de taxas e comissões! É mole ou quer mais?

Brincadeiras a parte, mas, o nosso blog já alcançou a marca dos 860 mil acessos, com 15 mil por mês, com 311 seguidores e 60 no G+, além de vídeos no Youtube e milhares de fotografias baixadas no mundo inteiro. As postagens mais populares são: Elevação do Amazonas à categoria de província – A influência da Lua – Colecionador de moedas antigas – Boa Vista, Roraima – Túnel do Tempo: Sucessos musicais internacionais das décadas de 70 e 80 – Construção da Ponte Manaus/Iranduba – Fotos atual da cidade de Manaus – O significado de 05 de Setembro para o Amazonas e Dia da Nossa Senhora da Conceição.

Sempre fiz questão de frisar que não sou jornalista, pesquisador ou historiador – apenas um blogueiro amador! Recebi centenas de e-mail dando-me parabéns pelas postagens e, tantos outros, largando o pau no “meu português ruim” –sempre digo que, o mais importante é o conteúdo, aquilo que emociona e serve para alguma coisa, pois um texto bem escrito, dentro do figurino, mas, sem emoção, nada vale! Para aqueles que sabem conciliar os dois (conteúdo e forma) dou meus parabéns!


Pois é, mano velho, mesmo desmotivado, irei continuar postando, mesmo que seja uma vez por semana! É isso ai.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lendo mais esta crônica, quero te parabenizar pelo trabalho que você desenvolve. Sou um dos manauaras que moram fora, (Rio de Janeiro), e através deste Blog, possa rememorar fatos antigos assim como assuntos atuais que você nos brinda semanalmente. Diniz Alexandre Pereira.