terça-feira, 1 de abril de 2014

TODO DIA É DIA DA MENTIRA!


Hoje é o dia da mentira, peta, impostura, fraude, lorota e potoca – uma comemoração que data do século XVI, quando o Rei Carlos IX da França, com a adoção do Calendário Gregoriano, mudou o dia do Ano Novo, de 1º. de abril para 1º. de janeiro – os franceses não aceitaram de imediato e, mandavam naquela data, presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

No Brasil começou quando um jornal mineiro “A Mentira”, lançado em 1º. de abril de 1828, difundindo uma notícia do falecimento do Imperador do Brasil Dom Pedro I, desmentindo no dia seguinte (ele faleceu em 24/09/1834).  

Sou favorável em manter todas as tradições e, na minha infância e adolescência, o dia de hoje era muito divertido, com pegadinhas de toda ordem – atualmente, todo dia é dia da mentira por parte dos políticos, senão vejamos:

1.   O JK declarou que faria um governo de 50 anos em apenas cinco!;
2.   Com a intervenção militar no Brasil, eles afirmaram que foram os responsáveis pelo “Milagre Econômico”;
3.   O Presidente Lula, no discurso do seu primeiro mandato, falou para a Nação que, no final do governo não haveria nenhuma criança com fome e que todo pai de família teria emprego e renda;
4.   O lema do governo da Presidente Dilma é “Brasil, um país rico é um país sem miséria!”
5.   O governador Amazonino Mendes (conhecido como Amazonino Mente) falou que faria um governo do 3º. Ciclo (1º. Borracha e 2º. Zona Franca), depois, foi chamado, por alguns gozadores de plantão, governo do 3º. Circo;
6.   Muitos parlamentares em campanha prometem “mundos e fundos” para o eleitor, além de distribuírem “de graça” consultas médicas, cadeiras de rodas, dentaduras, óculos, etc.;
7.   Muitos candidatos a vereança prometem: “Se for eleito, serei o teu representante na Câmara Municipal, farei de tudo por você e pela tua comunidade, serei implacável na fiscalização dos atos do Prefeito, pode contar comigo, confia em mim!”;

Segundo os estudiosos (filósofos e psicólogos), a utilização da verdade ou palavras certas no convívio com os outros são cada vez  mais uma “pura mentira”, pois apresentar a verdade em doses reduzidas facilita a vida e, aqueles que falam somente a verdade são considerados ingênuos.

Eles dizem que a mentira vem aos nossos lábios cerca de 200 vezes por dia, em média a cada 5 minutos! Caramba! O caboco logo ao acordar e, querendo pegar a patroa, olha para a mulher e diz “Você está com uma ótima aparência hoje!”. Depois, liga para o escritório e fala para o superior “Hoje não posso ir ao trabalho, estou prostrado, peguei uma virose danada!”.

No dia-a-dia no trabalho, o cara mente, engana, adula, engoda, sorri e olha inocentemente, tudo para manter uma boa atmosfera, mas, por dentro, está a fim de mandar o chefe para a PQP, tomar o lugar dele, pegar a colega no final de semana e por ai vai.

Pois é, mano velho, aquele cara que gosta de escrever bonitinho, lança livros de romances e contos, gosta de editar blogs e se amarra em redes sociais, escrevendo um monte de coisas, não vá na onda dele, pois noventa por cento é fruto da sua imaginação, portanto, mentira!

Então, vamos curtir a nossa lorota, pois todo dia é dia da mentira! É isso ai.

Nenhum comentário: