sexta-feira, 10 de abril de 2009

ENCHENTE NA AMAZÔNIA - 10 DE ABRIL DE 2009



O nível das águas do Rio Negro está preocupando muito as autoridades, os ribeirinhos, e a comunidade amazônica em geral.

O governo do Estado do Amazonas está preparando um plano de emergência; espero que não seja mais uma oportunidade para utilizar o dinheiro público, sem licitação, para efetuar compras de primeira necessidade, com os preços superfaturados, entregando para os afetados pelas cheias dos rios, mercadorias de péssima qualidade e com grande parte dos prazos de validade vencidos. Infelizmente, esta prática já foi utilizada diversas vezes pelos larápios dos recursos públicos.

As fotos acima, foram tiradas no dia 10 de abril de 2009; a primeira, mostra a beira do Porto de Manaus “Rodoway” e a tabela de controle das cheias do Rio Negro; a segunda, retrata a situação do Igarapé do Mindú, com as suas águas sendo invadidas pelo Rio Negro - ao lado do igarapé, poderemos observar um grande empreendimento imobiliário, podendo ser afetado, caso o cota do rio alcance a de 1953 (29,69m).

Espero que o Rio Negro e as outras bacias hidrográficas do Estado, não alcançem este limite. Apesar de estarmos nas mãos da mãe natureza, o homem é o grande responsável pelo efeito estufa, tendo como consequencias o desgelo nas nascentes, o aumento dos índices pluviométricos (chuvas em demasia), além de provocar mudanças climáticas radicais.

Pare, olhe, reflita, reveja as suas ações que estão afetando o meio ambiente!