sexta-feira, 3 de abril de 2009

PARAÍSO ECOLÓGICO AMEAÇADO PELA CONSTRUÇÃO DE UM PÓLO NAVAL



Este cartão postal poderá desaparecer, caso o poder legislativo do Amazonas aprove um projeto do Instituto de Terras do Amazonas – Iteam, para a implantação de um Pólo Naval.

Este projeto prevê a retirada de 100 estaleiros que se encontram na orla de Manaus.

O Iteam apresentou três áreas a serem avaliadas pela comissão técnica da ALE/AM: Uma próxima ao Puraquequara, na Colônia Antônio Aleixo, outra próxima ao Tarumã e uma terceira próxima à Comunidade Paricatuba (Iranduba).

O órgão de terras fez visitas técnicas nessas áreas determinando as dimensões e um levantamento cartorial sobre os proprietários das áreas.

A Prefeitura Municipal de Manaus fez um outro projeto, apresentando como opção a área onde funcionou a Siderúrgica de Manaus, com certeza será a melhor opção, pois fica no Distrito Industrial e o local já está degradado.

A área mais cogitada é exatamente a do município de Iranduba (Iranduba), foto acima; o local fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental, portanto, caso esta seja a escolhida será preciso solicitar e conseguir junto ao INCRA, a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e a SDS/CEUC (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/Centro Estadual das Unidades de Conservação) e da Marinha para liberação da área.

Será mais uma luta para os integrantes da Associação dos Amigos de Manaus – AMANA, para não permitir que o projeto do governo do Amazonas vingue na ALE.
Estamos de olho!