sábado, 8 de fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO DOS CLUBES DE MANAUS DA DÉCADA DE SESSENTA


Ao ler um jornal de Agosto de 1964, na Biblioteca Pública do Amazonas, fiquei surpreso ao ver onze comerciais de eventos sociais dos clubes daquela época: Atlético Barés Clube, Cheik Clube, Princesa Isabel Esporte Clube, Muruama Clube de Campo, The Mint Club, Sam Clube, River Club, Luso Sporting Club, União Esportiva Portuguesa, Grêmio Guanabara e Atlético Rio Negro Clube.

A grande maioria fazia um evento aos domingos, denominado “Manhã de Sol”, com início a partir das 08 da manhã, terminando próximo ao meio-dia.

Segundo o meu amigo, o empresário Manoel Cruz, as pessoas se vestiam elegantemente, com os homens com camisa comprida de fio elani, calça branca de linho e sapatos de couro bicolor, com as damas também utilizando vestidos elegantes, saias plissadas e sapatos altos.

O Manoel Cruz informou que, além dos acima citados, ainda existiam muitos outros clubes naquela época – ele gostava de frequentar o Oberon Esporte Clube, no bairro da Glória, São Raimundo Esporte Clube e o América Futebol clube, no bairro do São Raimundo – era um encontro dos jovens manauaras, onde degustavam de um aperitivo chamado “Leite de Tigre”.

A sociedade tinha o hábito de passar as suas horas de lazer se divertindo nesses espaços, pois praticamente não existia violência urbana, brigas e confusões, constituindo num espaço familiar para dançar, ouvir uma boa música, tomar uns aperitivos e paquerar, tudo dentro do respeito, amizade e consideração por todos e pelo ambiente.

Abaixo, transcrevo os avisos publicados no jornal:


1.   ABC – ATLETICO BARÉS CLUBE

A Diretoria do Atlético Barés Clube - tem a grata satisfação de convidar seus associados e digníssimas famílias, para com suas presenças abrilhantarem esta grandiosa noitada dançante.
Inicio – 21 horas
Traje -Esporte
Ingressos – Recibo n. 8
Nota – Não haverá reservas de mesa



2.   CHEIK CLUBE
SHOW ALTEMAR DUTRA – 22 DE AGOSTO - SABADO

A Diretoria do Cheik Club - tem a grata satisfação de convidar seus associados e digníssimas famílias, para a festa de Aniversário da Juventude Cheikista. Apresentaremos o famoso cantor do momento “ALTEMAR DUTRA”, a revelação da Rádio TV Brasil, o sucesso das noites cariocas.
Inicio – 22 horas
Traje – Passeio Completo
Ingressos – Recibo n. 8
Orquestra – Conjunto Baré
Reserva de Mesas – Todas as noites na Secretária do Clube, com os Diretores Sebastião Hadad e João Ricardo



3.   PRINCESA ISABEL ESPORTE CLUBE
O LIDER DAS REALIZAÇÕES SOCIAIS
Direção Social: Jorge Santos e Clodoaldo Guerra
A Direção da PIEC dando prosseguimento as suas sensacionais realizações sociais, orgulha-se em com vidar seus associados e simpatizantes para com suas presenças abrilhantarem as Boites e Manhas de Sol, programadas para os dias 15 e 16 do corrente, assim organizadas:
Dia 15 – Boite Show “A Noite é CBS”, com concursos e distribuição de discos da etiqueta CBS, bem como seus últimos lançamentos musicais pelo seu divulgador em Manaus Edson Paiva;
Dia 16 – A partir das 9:30 a melhor Manhã de Sol da cidade, com brincadeiras de salão e sensacionais Show Surpresa, com a participação dos maiores cartazes do Rádio Amazonense. As 20 horas Boite Show: A Dança do Momento, com a participação da rainha do  Festival Folclórico do Amazonas, na mais perfeita imitação da Rita Pavone e Roberto Carlos. Todos os shows serão apresentados pelos Diretores Sociais Jorge Santos e Clodoaldo Guerra.
Nota – As reservas de mesas poderão ser feitas na sede do clube, todos os dias na Rádio Rio Mar.



4.   MURUAMA CLUBE DE CAMPO
NOTA
O Muruama Clube de Campo (MCC) comunica que pelo sorteio realizado no dia 01.08.1964 através da Loteria Federal do Brasil, de uma Geladeira Brastemp, modelo Imperador Luxo – foi contemplado o Sr. Lauro Granjeiro, residente a Rua Monsenhor Coutinho no. 113, portador do bilhete no. 406.
Aproveitamos, ainda para agradecer, indistintamente, a todos que colaboraram para o bom êxito desta Campanha.



5.   THE MINT CLUB
Convidamos a V.S. e digníssima família a abrilhantarem o Baile Show, a se realizar no dia 15 de agosto de 1964, na sede da AABB, com a apresentação da dança oriental e coquetel de Bacardi Pinto & Cia.
Traje – Esporte decente



6.   SAM CLUB
A direção do SAN CLUB tem a honra de convidaros seus associados e digníssimas famílias para abrilhantarem a sua majestosa “Manhã Dançante” domingo 16.08.1964 no magnifico salão do SESC-SENAC, onde será apresentado um show surpresa.
Início – 8:00 horas



7.   AGUARDEM NOVO SUCESSO
RIVER CLUBE
NOITE DO HAWAI

8.   LUSO SPORTING CLUB
A Diretoria do Luso Sporting Club convida os senhores Sócios e digníssimas famílias e Simpatizantes, para prestigiarem com suas presenças esta realização da Juventude Lusitana, com início as 20:30 horas,
Ser apresentado um bonito Show denominado “Esperando o Telefone”, sob o comando de Alcinida.
Traje – Esporte Elegante
Sem reserva
DOMINGO – 16 DE AGOSTO – MANHÃ DE SOL
Com animada brincadeira de salão
Início – 9:30 horas



9.   UNIÃO ESPORTIVA PORTUGUESA
PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO
Dia 13 – 20 horas – Jogo de Futebol de Salão UNIÃO X BC1MNG – Taça Waldemar Vieira
Dia 14 – Boite em homenagem ao RIAMA CLUBE – Traje Esporte
Dia 15 – 8 horas – Noite Brasileira- Shows e Bongos – Traje Esporte
Dia 16 – 20:30 horas – Boite em homenagem ao Luso S. Club  - Traje Esporte
Dia 17 – 20 horas – Torneio de Tênis de Mesa – Patrono Livraria Escolar Ltda.
Dia 18 – 0 hora – Salva de foguetes
             6 horas – Salva de foguetes
           12 horas – Salva de foguetes
           18 horas – Salva de foguetes
20:30hrs – Sessão Solene – Posse da nova Diretoria e Saudação aos presentes pelo Orador Oficial André Jobim,
Coquetel de Aniversário as Autoridades, Imprensa Falada e Escrita e Convidados – Traje – Passeio Completo.
Dia 19 – 20 hr. – Torneio de Dominó – Patrono Sr. Miguel Martinho
Dia 20 – 20:30hr – Reunião Social
Dia 21 – 20 horas – Futebol de Salão – União X Luso – Patrono: Francisco Marques Filho
Dia 22 – NOITE DE ANIVERSÁRIO – Desfile de Modas – Patrono Orquídea Modas Ltda.
Dia 23 –Convescote Unionista – Jogo de Futebol União X Muruama – Patrono: Guaraná Ajuricaba;

10.               GRÊMIO GUANABARA
Hoje a noite na Sede Campestre do Grêmio Guanabara, o senhor Diretor do mês, o Sr. Clemente Simões, organizou uma programação de convivência social da família guanabarina, além do Campeonato de Dominó.

11.               ATLETICO RIO NEGRO CLUBE
O Diretor do mês do Atlético Rio Negro Clube, o Sr. Armando Flores, anuncia para a noite de amanhã, domingo, mais uma boate com atrações no Parque Aquático da Praça da Saudade – está convidada para mais essa iniciativa rionegrina, a sociedade de Manaus.


O tempo passa, as pessoas mudam e, muitas coisas boas da nossa cidade ficam somente na nossa lembrança. É isso ai.

2 comentários:

Francisco Teixeira Xico Branco disse...

Lendo essas coisas a gente é tomado por aquela saudade de algo que sabemos jamais voltará a ser como fora. Lembrei dos clubes de Santarém que seguiam o mesmo caminho nessa época, como São Francisco, São Raimundo, Fluminense, Veterano, dentre outros.

Fábio disse...

Muito bom, lembro das recordações da minha querida mãe ao falar dos bailes do Rio Negro, elegantíssimos, do São Raimundo e do Fast Clube com as noites dançantes. Em seus salões magnifícos.