segunda-feira, 8 de julho de 2013

EFIGÊNIO SALES


Milhares de pessoas que transitam diariamente pela  Avenida Efigênio Sales, não possuem a menor ideia quem foi a pessoa que deu o seu nome aquela importante via de Manaus – na realidade, o nome dele era grafado na língua portuguesa arcaica como Ephigenio Ferreira de Salles, mas, por regra da onomástica (estudo e investigação dos nomes próprios), na qual os nomes de pessoas falecidas devem ser referenciadas conforme a regra ortográfica em vigor, ela é conhecido, atualmente, como Efigênio Sales.

Mas, afinal, quem foi esse cidadão? Vamos lá:

Ele nasceu em Serro/MG, a 16 de Agosto de 1877 e, faleceu em 12 de Outubro de 1939 (62 anos) - foi Professor, Deputado Federal (1915/1921-1923/1924-1926), Senador da República(1930-1930) e foi 18º Governador Republicano do Estado do Amazonas  (1º de Janeiro de 1926 a  1º de Janeiro de 1930) – pertencia ao Partido Republicano do Amazonas.

A Avenida Efigênio Sales era conhecida antigamente como Estrada do V-8 – constitui-se numa das mais importantes de Manaus, pois inicia-se na Avenida André Araújo e Alameda Cosme Ferreira, no bairro Coroado, percorrendo áreas altamente valorizadas do Aleixo e Adrianopólis, ligando a Zona Leste e Centro-Sul ao Centro, bem como, a Zona Oeste, na Estrada da Ponta Negra.

O governador Efigênio Sales foi a pessoa que lutou pela implantação do projeto de colonização e exploração agrária dos Koutakusseis (estudantes japoneses que se estabeleceram na Vila Amazônia, em Parintins), cedendo aquela área, através da Lei no. 1.309, de 26 de Outubro de 1926.

Este fato foi muito importante para os nipônicos  tanto que eles fixaram-se também em Iranduba e, constituíram uma comunidade agrícola denominada “Associação Comunitária Nipo-brasileira Efigênio Sales”, para  homenagear ao feito do governador.

Esta via constitui-se no local preferido pelas construtoras de alto luxo – num deles está o “Condomínio Efigênio Sales”, um local preferido para morar pelos grandes empresários e políticos de peso do amazonas, representado na figura maior do governador do Amazonas, o Omar Aziz. É isso ai.

Um comentário:

Demo disse...

Caro Sr. Rocha
Corretamente falando, o nome do cidadão é "EFIGÊNIO SALES" ou "EPHIGENIO DE SALLES" como se encontra na foto de deputado.
Até quando vão ser desvirtuados nomes próprios?
Já pensou em chamar Aristóteles de Totó?