sábado, 1 de novembro de 2008

RESTAURAÇÃO DO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA

Prefeitura inspeciona obras de restauração do São João Batista
31/10/2008 17:57
Administração Municipal

Prefeito Serafim Corrêa comanda inspeção de obras no São João Batista (Eraldo Lopes)
O prefeito Serafim Corrêa inspecionou nesta sexta-feira, 31, à tarde, as obras de revitalização do Cemitério São João Batista, o mais antigo de Manaus. Com 105 anos, o “São João Batista” nunca havia recebido obras de restauração e revitalização. Inaugurado em 1903 pelo então prefeito Adolpho Lisboa, ele é patrimônio histórico da capital.
As obras de revitalização executadas pela Prefeitura vão desde a restauração dos dois portões de ferro, passando pelas grades que servem de muro, até a reforma da capela do cemitério.
Nos dois portões de ferro, que foram trazidos da Inglaterra no início do século passado, a Prefeitura realizou um estudo para saber a cor original das peças, bem como o formato e as cores dos vitrais que ficam ao lado dos portões. Os novos vitrais e as peças de vidro já foram adquiridos pela Prefeitura e devem chegar à Manaus nas próximas semanas.
Na capela do cemitério, que também possui 105 anos, a Prefeitura está reformando a estrutura de alvenaria e madeira que dá sustentação às paredes e ao telhado.
As obras de revitalização do Cemitério São João Batista têm investimentos de R$ 375 mil e fazem parte do projeto Corredor Cultural, criado pela Prefeitura de Manaus para recuperar logradouros e peças que fazem parte do patrimônio histórico da capital, como os chafarizes das praças do Centro da cidade e prédios históricos, entre outros.
Para não causar transtornos aos serviços prestados pelo cemitério, a revitalização do São João Batista foi dividida em duas partes. A primeira, que envolve a reforma dos portões de ferro e a limpeza do cemitério, estará pronta neste domingo, Dia de Finados. A outra parte, que inclui a limpeza e a revitalização das grades de ferro dos muros, bem como a reforma da capela e a recuperação dos espaços no entorno do cemitério, será entregue em dezembro.
O prefeito Serafim Corrêa disse que nos 105 anos de história do cemitério, está a primeira vez que o local está recebendo serviços de revitalização. “Todos os anos eram feitos pequenos reparos que ao longo de décadas tiraram as características originais do local”, afirmou. “O Cemitério São João Batista faz parte do patrimônio histórico de Manaus. Por isso merece cuidados por parte da população e do Poder Público”, acrescentou Serafim.
Na opinião da viúva do senador Jefferson Peres, Marlídice Peres, o cemitério estava há décadas sem manutenção, prova disso eram os portões enferrujados e as grades com o risco de cair nas pessoas que passam pelo lado de fora do “São João Batista”. “A situação era alarmante! Felizmente as obras foram feitas antes que algo pior acontecesse”, avaliou. Ao final das obras, em dezembro, a Prefeitura vai fazer um concerto com músicas religiosas e de Natal.


Informações: Assessoria de Comunicação - SEMCOMRedator: Hugo BronzereTelefone: 3672-1599 e-mail:
semcom@pmm.am.gov.br