sábado, 22 de novembro de 2008

VIDEO CLUBE ANDIRÁ









Com uma historia diferente das vilas e comunidades de hansenianos e seus descendentes, a Vila de Paricatuba localizada na margem direita do Rio Negro, a 20km em linha reta da capita, Manaus, destaca-se por seu sítio arquitetôntico. Hoje em ruínas, o prédio Belizário Penna foi inaugurado em 1812 pelo então Presidente da Republica, Afonso Penna. No mesmo ano do inicio da construção do Teatro Amazonas, no final do séc. XVIII, iniciou-se também, a construção desse prédio que seria primeiramente uma hospedaria de imigrantes italianos. Estes imigrantes, por motivos desconhecidos, não vieram ocupar o prédio, que passou a funcionar como uma Escola Agrícola com 160 alunos, mais tarde funcionou como a primeira Penitenciaria do Estado do Amazonas e depois como Hospital Colônia de Hansenianos. Destivado em 1968 e com a transferência dos enfermos para a Colônia Antônio Aleixo, periferia de Manaus, hoje se encontra em ruínas. Sua arquitetura e história atraem visitantes do mundo inteiro, além de servir como inspiração, cenário para filmes, clips musicais e até revistas de moda.

Por outro lado, podemos perceber que nesta comunidade, o preconceito para com os hansenianos acaba atrapalhando o desenvolvimento econômico e social do lugar, pois os hotéis de selva da região não absorvem a mao de obra local, e a vulnerabilidade social entre as crianças e os adolescentes acaba por conduzi-los para o alcoolismo precoce, evasão escolar, exploração do trabalho infantil e o envolvimento com drogas.

O motivo pelo qual este projeto cultural está sendo proposto, é que na Vila de Paricatuba existe uma necessidade de contato das pessoas com as artes em geral. Por isso, acreditamos que através da realização do Vídeo Clube Andirá, poderemos levar as mais diversas informações através do audiovisual. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento humano e partir da melhoria da qualidade de vida dos adolescentes e das crianças do lugar.

Período de realização: 15/01/2009 a 15/01/2010;
Local da realização: Vila da Paricatuba, Município de Ianduba, localizado do interior do Estado do Amazonas;
Objetivo Geral: Oferecer de forma gratuita a exibição de desenhos animados, filmes educativos e documentários.
Objetivos Específicos: 1. Promover entretenimento cultural para crianças e adolescentes 2. Oferecer informações de diversas naturezas através do audiovisual 3. Direcionar para as crianças e os adolescentes, desenhos animados e diversos documentários.
Público alvo: 1. Camada da população 2. Quantidade: 600 pessoas 3. Faixa etária: de 5 a 17 anos de idade;
Resumo das ações que serão realizadas: 1. Compra de equipamento 2. Seleção e contratação dos profissionais 3. Produção do material de divulgação 4. Divulgação do projeto 5. Produção do web site 6. Início do período de exibição dos vídeos 7. Organização de Sessões 8. Término do período de exibição e encerramento do projeto 9. Finalização do projeto e prestação de contas.
Resultados esperado: ocupação educacional para crianças e adolescentes da comunidade – melhoria na qualidade de vida dos comunitários através de entretenimento cultural – formação de uma platéia interessada em cinema, resgatando a auto-estima e a consciência de cidadania.
Contrapartidas oferecidas ao Patrocinador: 1. Inserção da logomarca do Patrocinador em todo o material de divulgação do projeto 2. Cessão de imagens da realização do projeto 3. Afixação de uma placa de grande visibilidade no local de realização do projeto, destacando o Patrocinador como uma empresa socialmente responsável 4. Mídia espontânea do Patrocinador no site do projeto - 5. Incentivos Fiscais da Lei Rouanet, com a dedução no Imposto de Renda – IR e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, equivalentes a 100% do valor investido.

Maiores informações:
Associação Batukada
Ewerton Souza de Almeida
Av. Tarumã, 1585, 2º. Andar, sala 213. Praça 14 de Janeiro, Manaus, AM
Fone (092) 9148-7270
batukada@batukada.org.br
www.batukada.org.br