quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PONTE BENJAMIN CONSTANT (PONTE DE FERRO)

Posted by Picasa
Fiz duras críticas ao governo do Estado, com relação ao PROSAMIM - retiradas das residências que ficavam dentro dos igarapés, urbanização (aterro dos igarapés), construção de novas moradias, etc. A Ponte de Ferro foi aterrada, irei publicar algumas fotos amanhã. De qualquer forma, a reinauguração será hoje à noite, espero não ter que morder a minha língua.
Eis a programação governamental para a inauguração da ponte.
O cantor Fagner vai animar, juntamente com o grupo embalassamba, na quinta-feira, 25 de setembro, a partir das 19 horas, a festa de entrega da Ponte Benjamin Constant – totalmente recuperada – e da inauguração da primeira etapa do Largo Mestre Chico, construído no trecho situado abaixo da ponte de ferro da 7 de Setembro, dentro do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
A recuperação estrutural e restauração da centenária ponte de ferro fazem parte da revitalização dos espaços próximos aos igarapés de Manaus e Bittencout e está inserida no contexto do Largo do Igarapé Mestre Chico, área de lazer que está sendo implantada na foz do igarapé, entre as ruas Ramos Ferreira, 7 de Setembro e Av. Beira Rio.
A ponte foi restaurada mantendo todas as características do projeto original com reforço estrutural que permitirá o trânsito de veículos leves e pesados. O investimento realizado na recuperação da Ponte Benjamim Constant chegou a R$ 11. 273.008,00.
Com a revitalização do igarapé Mestre Chico os moradores do entorno e da cidade ganharam uma nova área com novos equipamentos urbanos e paisagísticos. A área também contará com espaços para a venda de artesanato, comidas típicas e bancas de revistas.
A área da recuperação do igarapé têm ainda duas pontes que estão sendo trabalhadas pelo Prosamim para facilitar o trânsito e melhorar a urbanização naquele trecho da zona Sul.
Nas cabeceiras da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga os bairros Cachoeirinha e Educandos, estão sendo construídas duas passagens inferiores, com alças viárias que farão a ligação para os bairros adjacentes.
Já na ponte da Maués o Prosamim fará duas intercessões em desnível. A ponte ficará mais alta e ganhará duas alças de retorno e de entrada para os bairros adjacentes. Com o trabalho de melhoria de vias públicas a principal avenida da área, a Beira Rio, ganhará continuação de pista, passando por baixo da ponte da Maués. Equipamentos urbanos e paisagísticos do Largo do Mestre Chico
1ª etapa
O Largo do Mestre Chico tem 57 mil metros no total e vai da Avenida Beira Rio até a rua Ipixuna, Centro.
O Largo vai ser inaugurado em duas etapas. A primeira, com 28 mil metros de urbanização e área verde terá iluminação, mirante, ciclovia de 460 metros, pistas de caminhada com 900 metros, estacionamento para aproximadamente 40 veículos, parquinho, quadra poliesportiva, campo de futebol, aparelhos de ginástica, quadra de areia, seis quiosques para vendas variadas, bar, lanchonete, quatro banheiros públicos, coreto na praça, passarela, quiosque administrativo, duas guaritas, lixeiras e telefone publico.
A segunda etapa contará com quadra de futebol de grama sintética, quadras poliesportivas e de areia, playground, área de ginástica e os mesmos equipamentos, com exceção do coreto.