quarta-feira, 10 de setembro de 2008

JUSTINO FRANCISCO PORTAL - PADARIA BIJOU




Recebí hoje um e-mail do Sr. Bernardo Portal Madeira, de Porto/Portugal, comentando sobre o seu antepassado Justino Francisco Portal, proprietário da Padaria Bijou. Caso algum leitor tiver informações sobre este senhor e a sua padaria, favor enviar um e-mail. A foto acima é do Hospital Beneficente Portuguesa, recebeu ajuda significativa do Sr. Justino Portal.

O que dispomos está na Wikipédia, conforme abaixo:


Justino Francisco Portal
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para:
navegação, pesquisa
Comerciante, industrial e capitalista nascido em 1835 em Cesar, Oliveira de Azeméis, Portugal.
De origem fidalga, encontra as suas raízes em
França na família "du Portal" parte dela refugiada no início do século XVIII em Oliveira de Azeméis aquando das perseguições religiosas de que foram alvo os protestantes calvinistas hugenot[1].
Aos 10 anos viajou para o Brasil juntando-se ao seu tio Manuel Francisco Portal radicado em
Manaus (Brasil)iniciando-se, com este no mundo dos negócios. Justino Portal ganhou grande fortuna na cidade da borracha com o comércio por grosso de produtos alimentares, fundou a Padaria Universal e Américas (Rua Henrique Antony) que durante muitos anos foi líder naquela cidade.
Em 1876 participou no "Protesto da Colónia residente em Manaus contra o Sr.
Monteiro Peixoto" (20 de Julho e 18976), movimento contra a decisão real de atribuir, por uma vida, o título de Barão de São Domingos, àquele político Brasileiro que, de forma polémica,dirigiu a "Província do Amazonas".
Regressou a
Portugal em 1890 com assinalável fortuna mantendo a gestão dos seus negócios à distância.
Durante a vida foi agraciado com um milagre. Em data incerta numa viagem na Europa, quando o navio em que seguia foi assolado por uma violenta tempestade e o comandante deu ordem para abandonar o navio Justino Portal invocou a intervenção da Nossa Senhora da Graça, prometendo que se conseguisse salvar os seus sobrinhos (que viajavam sob a sua protecção) construiria na sua terra natal uma grande capela em honra à mãe de Cristo.
Nos registos da época o relato das testemunhas refere que uma luz desceu sobre o barco e pouco tempo depois a tempestade serenou e a promessa cumpriu-se em 1908 com a construção de uma capela no monte da Senhora da Graça.
Justino Portal beneficiou ainda a sua aldeia natal com a oferta de um magnífico edifício destinado a escola primária (5 de Outubro) e que hoje é o Centro Cívico Justino Portal e também sede da Junta de Freguesia. Entre outros melhoramentos destaca-se o seu contributo financeiro e empenho pessoal no alargamento e pavimentação, em 1914, da estrada que liga o lugar da Portela e a Gândara (hoje EN327).
Justino Portal faleceu em 1927 no Hospital da Ordem do Carmo no Porto tendo deixado, entre outros, um vasto legado em Portugal e no Brasil à Misericórdia do Porto, ao Hospital de Oliveira de Azemeis e à Beneficente Portuguesa de Manaus.
Encontra-se, conforme sua vontade, sepultado em campa rasa em Cesar.

[editar] Fontes:
1 - Relatório de contas do alargamento da Estrada "desde a Pedra Má até à Gandara" - 1914.
2 - Testamento de Justino Portal (Portugal).
3 - Testamento de Justino Portal (Manaus).
4 - Arquivo de beneméritos da Misericórdia do Porto.
5 - Ilustração Portuguesa (1915) página 246.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Justino_Francisco_Portal"