terça-feira, 23 de setembro de 2008

PRÉDIOS ANTIGOS DA RUA HENRIQUE ANTONY





As fotos acima, foram enviadas pelo Sr. Bernardo Portal Madeira, de Porto, Portugal. O Local é a Rua Henrique Antony, não confudir com a Rua Luiz Antony. Estive no local ontem, foi uma lástima, não encontrei nenhum prédio em pé, todos estão destuídos! No local, encontra-se uma placa da Prefeitura Municipal de Manaus, monstrando aos manauaras que aquele local será recuperado e revitalizado, iniciando pelo Bar do Quintino, terminando com a construção do Shopping Popular, para abrigar os camelôs que ficam no entorno da Igreja da Matriz. Não tirei uma foto do local, por pura vergonha! Fiquei muitíssimo triste pelo o que fizeram com a nossa memória. Espero que o Sr. Bernardo Madeira entenda o que aconteceu com o nosso Estado após a decadência da borracha, quando a nossa cidade ficou abandonada, muitos faliram; uma gande parte resolver partir para destruição do nosso patrimônio histórico. Somente no final do século passado, surgiu uma luz no final do túnel, com projetos de revitalização do centro histórico.
Abaixo, a correspondência, via e-mail com o Sr. Bernardo Madeira:
Bernardo Portal Madeira
Porto
Portugal

Exmº Sr.

Os meus cumprimentos

Dei com o seu Blog, e vendo o seu interesse em alguma história e Manaus gostaria de lhe perguntar duas coisas, visto eu estar em busca de pistas de um antepassado meu que andou pela Vossa terra.
Conhece a Rua "Henrique Antony" ?.
Nessa Rua o meu antepassado "Justino Portal" ou "Justino Francisco Portal" tinha vários prédios, um dos quais o da padaria Américas? Bijou?
Alguma vez estes nomes lhe apareceram?
Antecipadamente grato pela sua atenção

Bem haja
Bernardo Portal Madeira
Bom dia Sr. Bernardo Portal Madeira! Os dados sobre o Sr. Justino Portal Madeira, estão disponíveis na Wikipedia, acesso aberto a todos, informações que o senhor dispõe; tomei a decisão de publicá-los no nosso humilde blog. Peço desculpas pela forma de escrever na língua portuguesa praticada no Brasil, decorrente da nossa formação multicultural (européia, afro-descendentes e indígena), muito diferente da língua de Camões; de qualquer forma, estou muito feliz em fazer este intercâmbio com vossa senhoria (não sei o termo correto utilizado em Portugal), no Brasil, usamos senhor ou você nas correspondências informais. Ficarei muito grato em receber as fotos da Padaria na Rua Henrique Antony, com sua permissão, publicarei no nosso espaço da rede mundial de computadores (internet). Afinal, o nosso blog tem uma proposta de publicar fotos , documentáros sobre a Amazônia, principalmente sobre a nossa Manaus antiga "belle époque" e também contemporânea, bem como, informações sobre as pessaos que aqui viveram e/ou vivem trabalhando em prol do nosso desenvolvimento cultural, social e econômico.
Um abraço do tamanho da Amazônia!
José Martins Rocha