domingo, 30 de julho de 2023

CENTO E DEZ ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MANAÓS

 



José Rocha

No dia 13 de julho de 1913, a Escola Livre de Manaós passou a denominar-se Universidade de Manaós, portanto, completou 110 anos de existência a nossa Universidade, uma instituição de ensino superior onde sou egresso com muito orgulho e amor.

Como podem verificar abaixo, as datas e nomes são diversos, a própria UFAM considera a data de fundação em 1909, no entanto, a Universidade de Manaós passou a denominar-se em 1913:

05/09/1905 - Club da Guarda Nacional do Amazonas;

10/11/1908 – Escola Militar Prática do Amazonas;

17/01/1909 – Escola Universitária Livre de Manaós;

30/07/1913 – Universidade de Manaós;

1962           - Universidade do Amazonas;

2002           - Universidade Federal do Amazonas.

Às vezes eu acho que as coisas não acontecem por acaso, pois “estava escrito nas estrelas” e, isto aconteceu hoje, dia 30 de julho de 2023, uma data em que antes do terminar o mês, fui direcionado para encontrar um trabalho acadêmico para motivar-me a escrever sobre a passagem dos 110 anos da minha e da nossa querida e amada Universidade do Amazonas, atual UFAM.

Pois bem, amanheci com uma vontade danada de passear pela Feira da Eduardo Ribeiro, para tomar um guaraná em pó com mel e limão, reencontrar os amigos e folhear uns livros na “Banca O Alienista”, do Celestino Lé, um amigo fraterno aonde “Ler É uma Loucura”.

Um sou “rato de biblioteca”, farejo bem longe um livro em que possa ter tudo a ver como alguma coisa para uma postagem no BLOGDOROCHA.

Olhei, folhei, farejei e encontrei dentro de uma caixa uma edição em fac-similar da revista "Archivos da Universidade de Manaós", publicado originalmente em 1914.

O trabalho foi doado, gentilmente, pelo Celestino Lé, horas depois fui folheá-lo, chamando-me atenção a introdução feita pelo meu saudoso amigo Deocleciano Souza (Deco), professor da antiga UA e presidente eterno da Banda Independente do Armando (BICA).

Quando eu era jovem somente existia a Universidade do Amazonas (UA), disponibilizando somente quarenta vagas para entrar num curso de graduação superior, foi muito difícil, mas após três anos de estudos consegui cursar a faculdade de Estudos Sociais, com especialização em Administração de Empresas.

O meu irmão mais velho, o Rocha Filho, formou em Contabilidade, a outra irmã, a Graciete, em Enfermagem, a minha cunhada, a Du Carmo, em Assistente Social, a sua filha, a Bruna, em Direito e, a minha filha, a Amanda Soares, em Odontologia, todos egressos da atual UFAM, antiga Universidade de Manaós.

Parabéns a nossa atual Universidade Federal do Amazonas (UFAM) pelos seus 110 (centro e dez) anos de existência.

É isso aí.