quinta-feira, 27 de abril de 2023

QUEM MANDA É A JANJA, COMPANHEIRO!


A Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, a Primeira-dama do nosso país, paranaense, Socióloga especializada em História pela UFPR, torna-se a cada dia que passa, uma mulher das mais comentadas em todas as redes de comunicações do Brasil e, agora, nos países por onde viajou com o Presidente Lula, tornando-se uma pessoa muito popular, querida e amada por muitos e criticada pela oposição por suas ações e posturas em público.
Nos primeiros Cem Anos de Governo, a Janja tem dado o que falar na imprensa nacional, principalmente da oposição que critica os seus gastos com roupas de grife, altos gastos com peças de cama e mesa para o Palácio do Alvorada (sendo chamada de “Esbanja”), participações em carnavais meio à tragédia que aconteceram em alguns lugares do país, além das “mancadas” e gafes nas viagens internacionais com o marido.
A Revista Notícias, um periódico argentino, comparou a Janja à ex-primeira-dama da Argentina Evita Peron, pelo protagonismo e influência exercidos durante a campanha do marido.
Recentemente, em Portugal, a Janja foi condecorada com “Grão-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique”, pelo Presidente Marcelo Revelo de Souza, uma honraria criada em 1960 “para pessoas que prestaram serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores”.
"A nossa idiotice e subserviência não têm limites! Atribuir uma das ordens honoríficas mais importantes à mulher do Presidente brasileiro só porque sim? Qual foi o serviço enorme prestado à Nação? Banalizar a Nação e os seus símbolos é um sinal evidente de decadência", escreveu o deputado André Ventura, do Partido Chega.
Será que o deputado português está com a razão? Não sei, nem posso opinar. Na realidade, desconheço os trabalhados e/ou serviços realizados pela Janja, no Brasil, em prol da expansão da cultura portuguesa. Ela é Socióloga, especializada em História, com MBA, deve ter feitos trabalhos acadêmicos focados neste tema, pois para receber tal honraria o presidente português deve ter feito uma lista de justificativas e não meramente para bajular o presidente Lula.
Em todo caso, o presidente Lula e sua equipe assinaram, em Lisboa, 13 (número do PT) acordos e memorandos de entendimentos com Portugal, na área de educação, saúde, energia, cooperação espacial, produção audiovisual, turismo, entre outros.
Meus amigos, todos aqueles que são casados, amancebados ou descasados, sabem muito bem o peso que a esposa possui nas decisões do marido, não somente na esfera familiar, como também profissional. Não posso afirmar, mas esses acordos com o governo português devem em sua grande parte ao “sim” por parte da Janja. Sendo assim, ganhou, merecidamente, a condecoração do Grão-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique!
É a Janja quem manda, companheiro!
É isso ai.
Fontes: