quarta-feira, 3 de março de 2021

JOAQUIM ALENCAR E MANECA = DOIS BALUARTES DO FUTEBOL AMAZONENSE

O futebol amazonense já teve os seus tempos de glória, com “casa cheia”, campeonatos disputadíssimos e jogos de altíssima qualidade. Para manter o futebol de campo por longos anos neste patamar elevado, tivemos o apoio e o alicerce de grandes desportistas, dentre eles, o empresário e publicitário Joaquim Alencar e do professor e político Manoel do Carmo (Maneca), que ficaram na história de nossa cidade por suas atuações em prol deste esporte.

Os dois sempre se rivalizaram no futebol, pois foram os dirigentes do futebol amazonense por várias décadas. 

O professor Manoel do Carmo, conhecido no meio político e futebolístico como Maneca, dedicou sua vida inteira ao Nacional futebol Clube. Atleta amador de futebol de campo e de salão chegando a ser o Presidente do clube onde conseguiu vários campeonatos. Foi professor de matemática do Colégio Estadual, de onde também foi diretor, da Escola Técnica e da UFAM. Foi também eleito quatro vezes seguidas deputado estadual tendo presidido a Assembleia Legislativa.

O Joaquim Alencar jogou no Olímpico Clube, América e Nacional, do Amazonas e na base do América do Rio de Janeiro, na década de setenta. Em parceria com os desportistas Manoel Muniz, João Torres e da EMANTUR promoveram o grandioso e histórico jogo de futebol entre o New York Cosmo e Fast Clube, no Estádio Vivaldo Lima, em 09 de abril de 1980. Fez vários outros famosos eventos futebolísticos, como: Fast X Seleção da Polônia, Seleção da Bolívia, Flamengo, Vasco e Fluminense. Presidente do Fast Clube. Foi o responsável pela vinda de vários jogadores famosos para o futebol amazonense, como: Clodoaldo, Jairzinho, Marco Antônio, Josimar, Alberto Leguelé, todos da Seleção Brasileira. Autor do “Projeto Vale Lazer”, ajudando o Estado do Amazonas a quintuplicar a arrecadação e colaborando com a equipe do São Raimundo a manter-se por oito anos na segunda divisão do futebol brasileiro.

O Nacional Futebol Clube sempre foi um time da elite, com uma belíssima sede na Rua Saldanha Marinho, destruída pela fúria do progresso. Depois, construiu outra imensa e bela no bairro chique de Adrianópolis.

Por outro lado, o Nacional Fast Clube surgiu depois de uma briga interna dentro do Nacional Futebol Clube. Foi sempre o filho pobre do Nacional. Os dois quando se encontravam em campo o clássico chamava-se Pai & Filho.

Um dos jogos mais lembrados entre as duas agremiações, foi quando o Nacional, que possuía muitos recursos e cheio de estrelas, perdeu para o modesto Fast Clube por 3 a 2, conforme fotos das equipes daquela época.


Esta equipe do Fast Clube jogou contra o Clube de Regatas Flamengo (Vice-Campeão de 1995). Um grande evento esportivo com a assinatura do Joaquim Alencar, um empreendedor nato.

Por outro lado, o time do Nacional possuía o patrocínio do Carnê Supernaça, de uma empresa gaúcha. O Naça tinha dois tri campeões mundiais, o Edú e o Dario Maravilha, além de Carlos Alberto Garcia (ex-Vasco da Gama), Bendelack, Marcão e outros famosos.

Parabéns Maneca e Joaquim Alencar, por terem contribuindo durante décadas seguidas para o engrandecimento do futebol amazonense. Coisa muito difícil de ver nos dias atuais.

É isso ai.