terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA FEDERAL

 Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) negando a reeleição do atual presidente, o Rodrigo Maia (DEM-SP), a corrida ficou polarizada entre dois candidatos, o Baleia Rossi (MDB-SP) e o Arthur Lira (PP-AL).

A eleição será no dia 2 de fevereiro, estando em jogo também os cargos de vice-presidente da Casa, dos secretários e suplentes. Para ganhar no primeiro turno, o candidato deverá obter a maioria absoluta, ou seja, 257 votos (metade de 513 + 1).

O deputado Baleia Rossi (presidente do MDB teve o apoio do Ulisses Guimarães quando tinha apenas 20 anos de idade) é apoiado, atualmente, pelo presidente da Casa e da oposição, contando com 278 dos 513 candidatos.

Por outro lado, o Arthur Lira (líder do Centrão cujo lema é “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”) conta com o apoio do presidente da república e possui 195 votos declarados.

A votação será presencial e o voto secreto, ou seja, poderá haver muita “trairagem”. No programa Roda Vida da TV Cultura, os dois foram convidados, no entanto, o Arthur Lira declinou do convite e inventou outra reunião no mesmo horário. Foi um grande erro, pois deixou a vontade o Baleia Rossi para falar o tempo todo sobre as suas propostas de campanha.

Agora, fica a pergunta: É importante para o povo brasileiro esta eleição?

Na minha humilde opinião ela será muito importante, pelos seguintes motivos:

O Baleia Rossi, caso vencedor, ira cumprir a promessa (segundo declarou no Roda Viva) com a oposição para colocar em votação o impedimento do presidente Bolsonaro e fará uma administração respeitando o regimento interno e a Constituição Federal.

Já o Arthur Lira, segundo os seus opositores, fará a Câmara Federal um Anexo do Palácio da Alvorada, distribuindo a vontade cargos públicos para os amigos, perseguindo ao seu estilo os seus inimigos e fazendo tudo o que o rei mandar.

Este cargo é muito importante, pois segundo a Constituição Federal, o presidente da Câmara será o terceiro na linha de sucessão presidencial, sucedendo ao vice-presidente, em caso de impedimento ou vacância do cargo de Presidente da República.

É isso ai.