terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ponte Leopoldo Neves



Quem vem dos bairros São Raimundo, Glória e Santo Antônio em direção a Avenida Álvaro Botelho (também conhecida como Rua Kako Caminha e Estrada de São Raimundo) passa por esta ponte.

O seu nome oficial é Ponte Presidente Dutra, em homenagem ao ex-presidente Eurico Gaspar Dutra, no entanto ficou popularmente conhecido como Ponte Leopoldo Neves (Pudico) o então governador que iniciou a sua construção em 1947.

Foi inaugurada em 1951, completando 69 anos em 2020, mesmo assim recebe um fluxo grande de veículos e passagem de muitas pessoas que andam à pé em direção ao centro da cidade.

Faço caminhadas e passo por esta ponte em torno de três vezes por semana. O seu estado é lastimável, colocando em risco a todos, incluindo o escriba aqui.

Segundo os historiadores parte de ferro foi fabricada em Paris (França) e após a inauguração tornou-se um Cartão Postal de Manaus.

Na década de setenta o então prefeito Jorge Teixeira fez outra ponte ao seu lado para ligar diretamente a Estrada do São Raimundo a Avenida Brasil. Com as obras do PROSAMIM naquela área, o governo fez mais outra para os automóveis que vem da Avenida Brasil.

Depois de 69 anos da sua inauguração esta ponte está com problemas sérios de desgaste em suas estruturas e não existe nenhum estudo técnico para a sua recuperação.


Compare as duas fotos: uma é o Cartão Postal da década de 50 e outra atual clicada por mim em 2020.

É isso ai.

Nenhum comentário: