terça-feira, 22 de setembro de 2020

DECLARAÇÃO DE AMOR AO RIO NEGRO - LIVRO "A VILA DE PARICATUBA"


Rio Negro, negro sempre tu foste, negro, sempre tu serás! As tuas águas translúcidas, na calmaria das manhãs ensolaradas, refletem as nuvens, as matas e todos os seres que se colocam acima e ao teu lado, como se fossem um espelho negro.
Assim, espero, para o todo sempre, amém! Infelizmente, já vi muitos rios negros, virarem rios pardos, poluídos, sem vida, não é o teu caso.
Não permitirei jamais! O progresso pode acabar com a tua vida, com o oxigênio da tua composição química.
Tu fazes parte da minha vida, uma simbiose entre mim e ti. Sempre o adorei e o respeitei. Nunca, jamais, em hipótese alguma irei poluí-lo, também, não permitirei te afogares no mar de lama da poluição.
É inconcebível uma pessoa que recebe a luz, a paz de espírito da tua beleza e imensidão, que bebe na tua fonte finita de águas cristalinas, darem de volta, a poluição em teu leito, jogando lixos em tuas margens!
Muitos, muitos, não sabem, não entendem, são ignorantes, pecam pela sua falta de conhecimentos e sensibilidade, vêem, mas, não enxergam, são cegos do saber e do amor, pois quem ama, não suja, em hipótese alguma a sua cidade Manaus e na Vila da Paricatuba.
Quem ama, preserva, luta pela sua perenidade, para o pleno usufruto atual e pelas futuras gerações.
Quando eu morrer quero ser cremado e as minhas cinzas devem ser jogadas no RIO NEGRO.
Esta declaração está inserida no novo livro que estou acabando de escrever "Vila de Paricatuba"
Possuo um carinho todo especial pela Vila de Paricatuba, pois me remete a minha infância onde tive um contato direto com o majestoso Rio Negro.
Em Paricatuba fiz grandes amizades com os comunitários, principalmente com a família do saudoso Paulo de Tarso Mamulengo (Dona Rosangela e seus filhos Ruan e Raul), que me recebe com todo o carinho em sua casa nas inúmeras de vezes em que fui passar finais de semana por lá. Na casa do saudoso Paulo e da Dona Rô existia uma lugar especial denominado “Espaço Rochinha”, onde eu tinha prioridade para atar a minha rede e desfrutar da natureza.
As Ruínas de Paricá e sua história, as suas belas praias, a simplicidade e o carinho dos moradores, o Lago na enchente, a Cachoeira na vazante, o material arqueológico dos nossos antepassados, a natureza envolvente e a vista privilegiada do Rio Negro sempre me cativaram para o todo e sempre! Por ter postado muito sobre aquele lugar especial e por ter tirado muitas fotografias resolvi condensá-lo neste pequeno livro, aproveitando também os trabalhos de outros blogueiros e de trabalhos científicos dos nossos pesquisadores e estudantes universitários. Este livro é dedicado a todos estes atores que de alguma forma se dedicaram a preservar àquele lugar mesmo a despeito da fúria devastadora do progresso que atropela a tudo e a todos sem nada respeitar.