domingo, 30 de dezembro de 2012

INAUGURAÇÃO DO PAÇO DA LIBERDADE E DA PRAÇA D. PEDRO II











Conhecido como Paço Municipal, seu verdadeiro nome é Paço da Liberdade e sua edificação foi iniciada em 1874. Em 1879, o prédio abrigou o Governo Provincial e, em seguida, com a Proclamação da República, passou a sediar a administração do Governo Republicano. Em 1917, o Governo Municipal instala-se no local. A fachada da construção é um dos primeiros exemplos da arquitetura neoclássica em Manaus. O edifício tem um só pavimento, subdividido em três seções. A parte central é composta por um pórtico com duas colunas e duas pilastras em estilo toscano, onde vê-se o escudo da municipalidade de Manaus. Localizado em frente da Praça Dom Pedro II, o Paço da Liberdade é uma das mais importantes edificações do sítio histórico mais antigo de Manaus, marco do fausto e riqueza que imperaram durante a época áurea da borracha. Os nossos irmãos índios, já habitavam este lugar muito ante do invasor lusitano chegar; recentemente, na tentativa da reforma da Praça e do Paço da Liberdade, foi encontrada no local uma Urna indígena, tornando o local sagrado, pois ali fora um Cemitério Indígena. O sítio arqueológico daquela área, foi pesquisado por um alemão, chegando a conclusão que data entre 100 e 800 anos d.C. Lá pelos anos de 1832, o local era conhecido como Largo do Pelourinho – era uma praça, onde existia uma coluna de madeira (pelourinho), servindo para castigar (açoites) os criminosos de penas leves. Com o término do Pelourinho em 1855, o local recebeu diversas denominações, por último, era conhecido como Largo do Quartel, e, finalmente, Praça D. Pedro II, uma homenagem ao último imperador do Brasil, deposto em 1889 com a proclamação da República - foi remodelado nos anos de 1893/1895, na administração do governador Eduardo Ribeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião, o Paço é o prédio mais bonito de Manaus, graças à sua simplicidade. A praça também é belíssima. Pena que sua reforma tenha levado tantos anos. Em minhas duas visitas a Manaus estava em obras. Como também o prédio do Mercado A. Lisboa. E este, quando estará pronto?

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog! Material riquíssimo, especialmente para uma manauara que, como eu, encontra-se há muitos anos longe de sua terra natal.
Tanto tempo que fica até difícil encontrar na memória a exata localização dos prédios, ruas e praças.
Revendo algumas destas fotos, a memória parece avivar-se e a emoção aflora com toda a intensidade. Adorei.