sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VIAGEM AO PASSADO ATRAVÉS DE UMA FOTOGRAFIA


Dizem os cientistas malucos (quem não é?) que é possível viajar para o futuro, basta termos uma tecnologia que permita um corpo em uma espaçonave disparar numa velocidade da luz, o Einstein já brincava com a Teoria da Relatividade, mas, viajar para o passado é possível? Não sei, porém, enquanto não existir essa possibilidade, irei viajar para o passado através das fotografias antigas.

A foto acima é da Avenida Eduardo Ribeiro, acredito que deva ser da década de quarenta, pois mostra um Bonde e um Ônibus de madeira disputando os passageiros na esquina com Avenida Sete de Setembro, pois os “elétricos” levaram a pior (infelizmente) e, deixaram de circular em 1957.

Observem bem embaixo e ao meio, aparece um dos primeiros “Posto de Gasolina” de Manaus, com dois automóveis em cada esquina e vários outros estacionados bem meio da Avenida Eduardo Ribeiro.

Os postes de luz eram de ferro fundido, com a fiação bifásica, eles ficavam no meio da avenida e em toda a sua extensão. Nesta época, a energia era racionada, prejudicante em muito o funcionamento dos bondes. 

Manaus era uma cidade bem arborizada, vejam centenas de árvores na avenida, bem cuidadas, podadas e com os troncos pintados de branco. Maravilha!

A cidade era pacata, com poucas pessoas caminhando pelas ruas, elas se davam ao luxo de esperar os bondes bem no meio do cruzamento da Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro!

Aparece uma banca de venda de “rala-rala”, com uma máquina que raspava um bloco de gelo e servia um suco bem geladinho, para saciar a sede dos nossos antepassados.

Finalmente, aparecem ao fundo, a fachada do atual Instituto de Educação do Amazonas (IEA), a abóboda do Teatro Amazonas e a torre da Igreja de São Sebastião.

Acorda José! De volta ao presente! Realmente, somente uma fotografia pode permitir uma viagem ao passado! É isso ai.

Nenhum comentário: