sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS



O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN aprovou ontem, com unanimidade, o tombamento do encontro dos Rios Solimões e Rio Negro, baseado no caráter de excepcionalidade do fenômeno e em seu alto valor paisagístico.

Foi uma grande batalha travada entre os ativistas do Movimento S.O.S. Encontro das Águas versus Lajes Logística.

Tudo começou quando a empresa Lajes Logística - com capital social formado em 70% da Log-In Logistica Intermodal S.A. (uma das acionistas é a Vale do Rio Doce) e 30% da Juma Participações S.A. (do Grupo Simões, distribuidores da Coca-Cola de Manaus) resolveram implantar um porto, orçado em 220 milhões de reais, no entorno do Encontro das Águas – contando com o apoio do Eduardo Braga, Senador eleito nas últimas eleições, da Suframa e dos empresários do Distrito Industrial de Manaus.

A sociedade civil se mobilizou, formando o Movimento S.O.S. Encontro das Águas - ganhou adesão de lideres comunitário, intelectuais, estudantes, religiosos e formadores de opinião – articulou-se junto ao Ministério Publico Estadual e Federal, monitorou o processo de Tombamento e alertou o povo do Amazonas sobre as manobras contra esse Cartão Postal de Manaus.

O que mais deixou revoltado os membros do Movimento foi a omissão da Assembléia Legislativa do Amazonas, da Câmara Municipal de Manaus e do Prefeito da capital.

O atual Superintende do Ipham do Amazonas, Julio Valente, sempre demonstrou ser favorável ao empreendimento, somente recuou quando o Ministério Público Federal entrou em ação – mesmo assim, após a decisão do Tombamento, em vez de comemorar, fez a seguinte declaração: “O Tombamento é um instrumento de regulação e não impede que projetos sejam implantados naquela área – o projeto Porto das Lajes não está inviabilizado”.

O clamor das pessoas de bem foi escutado – fica a lição aos vereadores, aos deputados estaduais, ao governador, ao prefeito, a Suframa, aos empresários e ao Ipham local: Assim como colocamos os nossos representante no poder, com a união de todos, poderemos tirá-los, bem como, todo projeto nocivo e imbecil, poderá ser barrado pelos membros da sociedade civil organizada.

Esta importante vitória dos amazonenses será comemorada amanhã, às 10 horas, com uma Piracaia (festival de peixe), na Fundação Soka Kagai, porém, com um olho no peixe (Encontro das Águas) e outro no gato (Porto das Lajes).


Fonte e Foto: http://www.ncpam.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

O Amazonas e um Estado rico mais ao mesmo tempo pobre, e dificil se enter isso, somente quem vive ai sabe, das dificuldades que e viver num lugar que sofre com a cheia e com a seca dos rios. Vi algumas fotos da cheia desse ano, deu pena de ver todas aquelas familias sem ter o que comer, vivendo sem sei como,...depois veio a seca,toneladas de peixes mortos, (nao sei o que e pior),...aqui na Europa se faz muitas campanhas para ajudar o Brasil...mais eu sou meio setica em acreditar que esse dinheiro chegue ate ai no Amazonas por exemplo. No ultimo vez o Brasil doou milhoes para os desabrigados do Haiti, mais ao mesmo tempo aqui na Europa do outro lado do mundo, estudantes do 2 grau de varias escolas no pais se mobilizacao para conseguir dinheiro atravez de campanhas vendendo cafe, bolos, doces nas ruas, batendo de porta em porta pedindo dinheiro para enviar para o Brasil. Realmente nao da para entender isso!!! sei que ai no Amazonas tem muitas ONGS que "trabalham" em prol do povo Amazonense mais ate hoje nao vi, nem li nada a respeito,..existe sim algumas que exploram os trabalhadores e enviam todo o dinheiro para fora do pais, o que fica ai e nada em comparacao com os ganhos.(e apenas um comentario,...)

pescador disse...

O SINDICATO DOS PESCADORES ARTESANAIS DE MANAUS/SINDPAMAN-AM FILIADO A CUT-AM,ESTAR FELIZ DE TER CONTRIBUIDO NESTA LUTA,E ESTARÁ SEMPRE ATENTO PARA DEFENDER A PRESERVAÇÃO E A SOBRIVIVENCIA DE NOSSO POVO,PARABENIZAMOS TODOS OS GUERREIROS AMAZONIDAS QUE SEMPRE ESTIVERAM JUNTOS NESTA EMPREITADA QUE DEUS A CADA DIA ABENÇOE A TODOS,FELIZ ANO NOVO, E UM 2011 SEJA DE MUITA PAZ E MUITA LUTA PARA TERMOS MAIS VITORIAS IGUAL A DE 2010.
ASS. PEDRO HAMILTON PRADO/PRES. DO SINDPAMAN-AM.

Anônimo disse...

Há muito mais do que mostra a imprensa nessa discussão do porto das lajes. Há interesses e desinteresses que beneficiam uns e prejudicam outros. Há o interesse negativo dos donos dos portos privados atuais, porque terão que diminiur seus lucros com a cobrança de armazenagem das empresas do PIM, o que, em tese, diminuiria o custo dos empresários locais e os produtos ficarim mais baratos, inclusive os alimentos consumidos em Manaus, visto que chegam nesses portos, nem sempre eficientes. Prova disso é o desabamento do porto chibatão em 2010, que com certeza prejudicou muito mais o rio negro, os empresários e os consumidores do que o porto das lajes prejudicaria o encontro da águas durante muito tempo, se é que prejudicaria?. Esses protestos me soam muito estranhos, ninguém se preocupa com a poluição do rio negro, que todo dia recebe toneladas de lixo da população e dos portos que já existem. Eu cheguei a tomar banho em varias praias que se formavam na frente de Manaus, hoje esta tudo poluido e destruído por varios empreendimentos na beira do rio, são portos clandestinos e oficiais, flutuantes, feiras que jogam todo tipo de imundice no rio, mas ninguém faz nada, muito menos o governo. Aqui nada é planejado e tudo é feito de qualquer jeito (a culhão como diz o caboco). Quando aparece alguma coisa planejada, com técnica e organizada, aparece um monte de gente contra, sem conhecimento de causa.

Anônimo disse...

very good!