terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DEVO TORCER PELOS CLUBES LOCAIS, DO SUDESTE OU DE AMBOS?

Fiz uma postagem sobre diversos assuntos, chamado “OS DEZ CLASSIFICADOS”, um dos assuntos versava sobre a decisão do Campeonato Brasileiro, escrevi que torcia pelo Flamengo e dava parabéns ao Fluminense pela campanha. Um leitor anônimo, não gostou do eu escrevi, e fez o seguinte comentário:

“Boa noite Rocha! Não acho legal este negócio de ir ao Rio assistir ao Fluminense. Agora veja: Estamos lutando pra colocar um time na série C e você destina linhas no seu blog para revigorar este processo de colonização. Torcer por times do sudeste, só pode ser coisa de criança que fica assistindo TV e sendo colonizado o dia inteiro! Desculpe-me, mas entre qualquer time de fora e o daqui, eu sou o ARRANCA-TOCO F.C. Saudações Amazonenses!”.

O nosso leitor não quis se identificar, nem tampouco deixou o seu endereço eletrônico, mesmo assim, publiquei o seu comentário no Blog.

Antes de justificar a minha posição, confesso aos leitores que entendo muito pouco de futebol, não me interesso muito pelo assunto, dificilmente dou a minha opinião a respeito.

Como o nome diz, a disputa é do Campeonato Brasileiro, conhecido como “Brasileirão”, uma disputa dos clubes Top, chamado série A, definindo os clubes que irão disputar as competições sul-americanas.

Por se tratar de uma disputa nacional, não posso deixar de demonstrar as minhas preferências, pois caso um time amazonense estivesse nesta competição, com certeza, iria torcer de todo o meu coração por ele. Foi o caso do São Raimundo que chegou até a série B, torci muito e também sofri muito com o seu rebaixamento.

Quando o campeonato é estadual, evito me pronunciar sobre os clubes do sudeste ou de outras regiões do Brasil, por ser uma competição restrita aos Estados. Mesmo assim, respeito aqueles torcedores que somente gostam dos clubes do eixo sul-sudeste.

Por sinal, sempre dei a maior força para o meu querido Fast Clube, inclusive, ele já participou do campeonato brasileiro da primeira divisão. Na minha adolescência era fã dos irmãos Piola, cheguei até a frequentar o saudoso Parque Amazonense para assistir o “Rolo Compressor”  jogar, fui também centenas de vezes ao Vivaldo Lima - escrevi várias postagens conta a sua demolição.

Gosto muito da história do nosso futebol, tanto que coloquei na minha página o blog do “Baú Velho”, do Carlos Zamith, pode conferir.

Estou felicíssimo com a atuação do nosso América Futebol Clube -, com a chega à série C, ele irá representar o Amazonas, terá todo o apoio do governo do Estado, das empresas e dos torcedores amazonenses, vamos torcer muito para que ele suba para a B e, em 2013 chegue até a série A – sonhar, não custa nada!

Quero afirmar ao nobre leitor que me fez as críticas acima, que jamais, em tempo algum, irei torcer por time de fora, estando um time amazonense na disputa nacional, serei até o torcedor do Arranca-Toco F.C. caso ele venha representar a nossa terra.

Sou um ferrenho defensor do que é nosso, da nossa cultura, inclusive, ao ler as minhas postagens, pode conferir o quanto transmito o amor por nossa terra e a sua gente, porém, não posso chegar ao ponto de negar ou de não aceitar tudo o que vem além das nossas fronteiras.

Segundo o Dicionário do Aurélio, o termo bairrista ”Diz- se, ou pessoa que, levada por uma visão estreita do patriotismo, somente considera como sua pátria o estado natal e hostiliza ou menospreza tudo quanto se refere aos demais”. Isto acontece muito com os paraenses, cariocas, mineiros e gaúchos, não é possível mudá-los, pois eles agem culturalmente desse jeito, passando de geração a geração.

Para finalizar, peço desculpas ao nobre leitor por não ter escrito o suficiente para ele entender que não tenho mais idade para ficar assistindo TV o dia inteiro e ficar sendo “colonizado”, dando valor para os times do sudeste. Sou um manauense da gema, amo o meu Amazonas, adora a Amazônia e gosto de cantar: Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amooorrr! É isso ai.

Postar um comentário