terça-feira, 7 de abril de 2009

CLUBE DA MADRUGADA DE MANAUS EM NOVO ESTILO



O Clube da Madrugada nasceu no dia 22 de novembro de 1954, embaixo de um Mulateiro (calycophyllum spruceanum), foto acima, na Praça Heliodoro Balbi, conhecida na época por Praça da Polícia.

Na reinauguração da praça, foi afixada uma placa, pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, com os seguintes dizeres:

“Neste local, desde 1954, reúnem-se intelectuais e livres pensadores do Clube da Madrugada.
Os fundadores:
· Carlos Farias de Carvalho;
· Celso Melo;
· Fernando Colliyer;
· Francisco Ferreira Batista;
· Humberto Paiva;
· José Pereira Trindade;
· João Bosco de Araújo;
· Luiz Baccelar;
· Raimundo Teodoro Botinelly de Assumpção;
· Saul Benchimol.”


O poeta e escritor Jorge Tufic, escreveu o livro “Clube da madrugada: 30 anos, 1984”, para o autor “O Clube da Madrugada tem sido uma "vítima" de todos os alertas que pregou. Em outras palavras, a cultura de mirante prefere fazer uma tese para o Santo Daime, divulgar a sonoridade de um fato ocorrido em Paris ou Nova Iorque, a entender, com a mesma emoção com que fora escrita, aquela frase do velho mulateiro: Pois foi. Jovens se reuniram sob a fronde desta árvore; e aconteceu. Quando madrugada, o clube surgiu. Era novembro, 22, 1954. E fez-se."

Outro relato importante é a do poeta Tenório Telles: ”O Clube da Madrugada surgiu como uma reação à estagnação cultural, ao provincianismo, ao conservadorismo dos artistas e intelectuais comprometidos com a velha ordem política e econômica. Os jovens escritores, ligados ao Movimento Madrugada, esbarraram na resistência e incompreensão dos representantes do pensamento conservador local. Conforme depoimento do escritor Márcio Souza, "os artistas foram considerados loucos, inveterados alcoólatras, perigosos contestadores da inércia."



BLOG DO CORONEL - Os Clubistas Moacir Andrade, Sebastião Norões, Alencar e Silva, 
Arthur Engracio, Jorge Tufic, Aluísio Sampaio e Anthistenes Pinto 
(a partir da esquerda)


No ano do senhor de 2009, a maioria dos sócios já partiram para o andar de cima; poucos intelectuais frequentam o lugar; os estudantes "gymnasianos" continuam na área; o Café do Pina foi revitalizado (nos moldes dos anos 50); os “sebos” estão alojados em Quiosques estilo neoclássico; a Praça voltou a brilhar como outrora; o Mulateiro continua imponente, lindo! O que ainda está faltando? Voltar o Clube da Madrugada em novo estilo!

Observação: um leitor anônimo, escreveu que o texto é péssimo, com erros ortográficos, etc. Reconheço que não domino totalmente a nossa língua portuguesa. Peço desculpas pelos erros contidos na postagem. O blog é amador, não tenho revisor, mas, acredito que o mais importante é o conteúdo, a mensagem  - uma postagem dentro do que manda a nossa gramática, mas, sem graça, nada vale! 

13 comentários:

Anônimo disse...

eu como uma mauara nata ,a 4 anos fora de Manaus,residuo atualmente no rio de janeiro. tenho 31 anos , fiquei maravilhada como foi resumida a historia do Cafe do Pina, parabens, continue nos enchendo da cultura manauara

Anônimo disse...

Meu caro
Sou Português,muito ligado a Manaus dedse o meu avõ que pra lá foi em 1905 e lá morreu em 1940.Lá viveu e morreu meu imão, lá vivem cerca de 40 brasileiros que são descendentes dos meusascendentes etc.Publiquei a genealoçia da família que começa cerca de ano de1150. Intetressa-lhe conversar comigo?Conheceu a Leitaria Albano?

Anônimo disse...

salve os poetas e contistas da época - guimarães de paula, Alencar e Silva, Max Carpentier e outros são inesquecíveis

Anônimo disse...

É com orgulho que cito aqui o nome de alguns "CAVALEIROS DE TODAS AS MADRUGADAS DO UNIVERSO": Alencar e Silva, Jorge Tufic, Anthistenes Pinto,Farias de Carvalho,Guimarães de Paula, Aluisio Sampaio,Ernesto Penafort,Arthur Engrácio, Anísio Melo...e muitos outros, que com sua arte,seus sonhos e suas angústias nos mostraram que é possivel...

Anônimo disse...

Péssimo texto! Vários erros ortográficos e com vírgulas desnecessárias em alguns pontos.

Arline Silva disse...

O que eu considero uma falta irreparável, é ausência no Blog do Cube da Madrugada, do nome do intelectual e que muito cooperou, e por que não dizer, foi um dos precursores do Clube da Madrugada, o saudoso Escritor, Jornalista e Advogado Arthur Engrácio da Silva. Eu, como filha do Arthur Engrácio, peço uma matéria do Blog, dando ênfase para o Crítico Literário Arthur Engrácio. Vou esperar em....

Arline Silva disse...

Eu, como filha do saudoso Escritor Arthur Engrácio, estou triste, pelo fato de não constar, entre os intelectuais, o seu nome, aqui no Blogdorocha. Que muito contribuiu, e por que não dizer, Arthur Engrácio, foi um dos precursores do Clube da Madrugada. Deixo aqui, o meu protesto contra isso.

Arline Silva disse...

Wow! Valeu José Rocha, você é demais, bem lembrado, e na hora certa, você adicionou esta foto aonde, os clubistas, ficavam reunidos, na praça da polícia. Dando ênfase, ao meu saudoso pai Arthur Engrácio. Que da esquerda para a direita, ele se encontra na quarta posição.

Arline Silva disse...

Wow! Valeu José Rocha, esta foto que você adicionou, dos clubistas, incluindo o Escritor Arthur Engrácio, ficou demais, o cenário agora modificou, agora sim, esta completo o quadro do "Clube da Madrugada" Um grande abraço.

Anônimo disse...

Achei legal o texto me ajudou muito mas so queria saber qual e o objetivo do clube da madrugada

Arline Silva disse...

Este movimento, chamado por "Clube da Madrugada" o escopo era na época, descobrir novos talentos, na arte da literatura, nas artes plásticas e etc. Os clubistas, se reuniam debaixo da sombra do "Pé do Mulateiro" , na praça da polícia, para elaborarem os seus artigos, as suas edições, e publicações.

Arline Silva disse...

Um movimento que revolucionou na época de 1954 em diante. Com o escopo de descobrir novos talentos na arte da literatura, nas artes plásticas, e etc. No qual, os "Clubistas" se reuniam debaixo do "Pé do Mulateiro" para elaborarem os seus textos, edições e suas publicações. E ali na praça da polícia, os escritores e os intelectuais da época, ficavam horas e mais horas, confabulando sobre os seus feitos e empreendimentos.

Arline de Souza e Silva disse...

O escopo do movimento que revolucionou, a cidade de Manaus em 1954, tinha a finalidade de descobrir novos talentos, na arte da literatura, e nas artes plásticas de um modo geral. Tanto é que os "Clubistas" se reuniam na praça da polícia, debaixo do famoso "Pé do Mulateiro" para elaborarem, as suas edições e publicações, seus artigos e projetos literários.