sábado, 12 de junho de 2021

HOSPITAL INFANTIL DR. FAJARDO

 

Está localizado na Avenida Joaquim Nabuco esquina com a Rua Doutor Machado, centro de Manaus. Foi fundado em 19 de dezembro de 1922, chamava-se Casa Dr. Fajardo – Hospital Infantil e ficava na Rua Ferreira Pena, 184, sendo mantida pela Sociedade de Amparo a Maternidade e a Infância de Manaus.

O nome do hospital foi em homenagem ao Dr. Francisco de Paula Fajardo Júnior, médico e pesquisador, nascido no Rio de Janeiro em 8 de fevereiro de 1864. Durante a sua visita a Manaus, ele fez uma expressiva doação de recursos que foi de grande ajuda para a fundação que amparava a as crianças pobres de nossa cidade.

Na esquina da Rua Ferreira Pena e Ramos Ferreira existe uma bela casa, tipo palacete, naquele local foi a primeira sede da Casa Fajardo, onde contava com o trabalho da ordem religiosa das Irmãs Terceiras Capuchinhos.

As fotografias são do interior do Hospital Dr. Fajardo, no antigo prédio da Rua Ferreira Pena, pois somente em 1965 mudou-se para o atual local.

Esta Sociedade recebeu verbas do governo federal, em 1956, para o inicio da construção no local atual, porém ficou abandonado por três anos, comprometendo a sua estrutura em decorrências das fortes chuvas que acometem a nossa região e o forte calor e umidade.

A sua construção foi em forma de U com dois Pavilhões, com sala de operação, salas especializadas em tratamentos dos olhos, ouvidos e gargantas, enfermarias e ala para a comunidade religiosa.

Em 1959, o então Deputado Federal João Veiga, conseguiu a abertura de um crédito especial junto ao governo federal, com um suporte de quinze milhões de cruzeiros para o término da construção, que ficou a cargo da Construtora Pinto Ferreira e Silvestre.

Como pode ver na fotografia antiga, o hospital estava abandonado em 1959, aparecendo a estrutura que ainda continua até os dias atual e os trilhos dos bondes que deixaram de circular em 1956.

Este hospital traz boas lembranças, pois foi onde eu toda a molecada do Igarapé de Manaus e entorno íamos fazer os nossos exames rotineiros, vacinas e internações quando estávamos doentes. Passados alguns anos, levei os meus filhos menores para fazerem tratamentos preventivos odontológicos e vacinação.

Atualmente, o hospital possui 60 leitos sendo 5 de Unidade de Terapia Intensiva, servindo de referencia em cirurgias reparadoras para a região Norte.

No próximo ano completará 100 anos – vamos comemorar, pois é a nossa história.

É isso ai.


Fotos: Câmara Federal