sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A CRISTALEIRA


Ao visitar o Centro Cultural Palácio Rio Negro, no centro antigo de Manaus, tive a oportunidade de encontrar várias cristaleiras – foi uma volta ao passado, pois era comum nas casas dos manauaras de antigamente, exibirem na sala de estar, um móvel dessa natureza.

A cristaleira vem do século dezessete - é um móvel de madeira maciça, envidraçada, com espelhos ao fundo, no qual se guardam e expõem objetos de cristal, como copos, garrafas, compoteiras, jogos de chá etc. – a sua origem etimológica vem de Cristal + eira.



Em épocas passadas, a cristaleira era um símbolo de luxo e nobreza, com o tempo, conquistou espaço na decoração, sendo comum nas salas de estar, tanto dos ricos como nas dos pobres.

Lembrei-me da minha infância: a minha avó Lídia Pires comprou umas galinhas e um galo  pedrês (carijó) - os primeiros  ovos  foram  da  casca  azul,  a  molecada  de  casa  ficou  extasiada,  mas  ela  resolveu  guardá-los em cima de antiga cristaleira. Eu e os meus irmãos escalamos o móvel ao mesmo tempo. 

Com o  peso,  ela  tombou e  caiu  de nós,  e  foram  ovos,  copos  e  taças  de  cristal, xícaras  e  bules  de  porcelana,  tudo  foi  para  o  chão,  com  cacos  espalhados  por  todos  os  lados. 

Resultado: ficamos cortados, mesmo assim, pegamos da vovó uma bela surra de galho de goiabeira - dias depois, ela resolveu botar o galo e as galinhas na panela, acabando com a nossa festa.

Segundo as arquitetas de interiores, hoje, as cristaleiras ficaram mais modernas e adquiriram outros objetos, abrigando vários tipos de peças, tornando-se multifuncionais, abrigando pequenos objetos, livros raros, souvenires de viagem, bijuterias, roupas e até a função de bar.

A cristaleira sempre estará na moda - a visita ao Palácio Rio Negro serviu como fonte de inspiração para essa postagem, pois fez-me voltar ao passado.

É isso ai.

Nenhum comentário: