terça-feira, 23 de julho de 2019

CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ÁREAS CONSIDERADAS DE ATRAÇÃO TURÍSTICA



O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), executa obras de mobilidade urbana em espaços públicos situados no Centro Histórico de Manaus, tendo como o objetivo proporcionar acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência em áreas consideradas atração turística ou de interesse público, conforme acordo com o que preceitua a Lei n.º 13.146/15, a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Os serviços englobam adaptações das calçadas com a construção de rampas e de pisos apropriados e antiderrapantes para facilitar a locomoção de pessoas que precisam usar cadeiras de rodas e deficientes visuais.

As obras estão ocorrendo em áreas próximas a pontos turísticos de Manaus: Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro de Artes Chaminé, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Palácio da Justiça e o Teatro Amazonas.

Percorri todos os lugares para ver os trabalhos feitos – a intenção foi das melhores possíveis, realmente, todas as calçadas ficaram niveladas, sem entraves de acesso aos pontos turísticos para os deficientes físicos, porem, pecou na qualidade do material.

Consta que o projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura (SEC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), para que a empresa que executa o projeto faça de acordo com a ABNT NBR 9050/2015.

Como em todas as obras públicas, o preço é elevado, apesar de ter passado por uma concorrência pública, utilizando material de péssima qualidade e pessoal sem qualificação.

Na obra da Rua Dez de Julho, entregue recentemente, o material está um pouco desnivelado, além de muitos deles já apresentam RACHADURAS! O trabalho da Avenida Sete de Setembro está inacabado – não sei se já receberam pelo serviço não realizado.

A intenção é das melhores, mas, daqui um ano os cadeirantes terão a maior dificuldade para andar, em decorrência dos ladrilhos serem de péssima qualidade.

É isso ai.

Fonte: Em Tempo

Nenhum comentário: