quarta-feira, 18 de abril de 2018

OSCARINO E O BONECO PETELECO



O Peteleco nasceu em Manaus, na década de cincoenta, ele é um típico negão beiçola, moleque, maluvido e respondão, foi criado pelo ventríloquo (pessoa que sabe falar sem abrir a boca) Oscarino Farias Varjão, um caboclo do Paraná do Xiborena (no Encontro das Águas dos Rios Solimões e Negro), formaram uma dupla perfeita, tipo unha e carne, fazem sorrir meninos, adultos e velhos, por mais de cinco décadas.

Foram quatros bonecos criandos pelo Oscarino, o primeiro, foi o Chiquinho, depois, o Marinheiro e o Charles, o Peteleco foi o que deu certo, com nome em homenagem aquela famosa cachuleta (pancada com o dedo indicativo ou médio na orelha de alguém).

A Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) contratou o artista Oscarino, ele sempre se apresenta aos domingos, na Casa de Música Ivete Ibiapina (Teatro de Bonecos), na Avenida 10 de Julho e, no Centro Cultural Povos da Amazônia, na antiga Bola da Suframa. Por ser considerado um patrimônio cultural do Amazonas, ele foi agraciado, por lei, com uma pensão vitalícia pelo governo do Estado.

Esta dupla é conhecida nacionalmente, fazem shows de norte ao sul do país. Foram convidados, em 2000, para se apresentarem no “Programa do Jô”, da Rede Globo. O apresentador perguntou ao Oscarino se as crianças tinham medo do Peteleco, pois quando ele era criança tinha medo de boneco. O Peteleco respondeu na maior:

 - O quê? Você senta na boneca desde pequeno? Deixando o gordo todo desconsertado!

Em ano eleitoral, muitos candidatos são conhecidos como “Petelecos”, ou seja, não possuem voz, a não ser a que lhe dá o seu manipulador - o Plínio Valério usava o famoso jargão “Não sou Peteleco de ninguém!” -, tempo depois, mesmo não disputando cargo nenhum, dizem, eu não sei,  que ele continua sendo um perfeito “Peteleco” do Prefeito Amazonino Mendes. Cruz, credo!
,
Tem um detalhe, o Peteleco é um garoto “cincoentão”, ele é muito requisitado para fazer shows para adultos, ai bicho pega, ela conta piadas de sacanagem o tempo todo, a galera gosta muito do tema de “corno”, não sei explicar essa predileção.

Repertório do Peteleco:

Oscarino pergunta e, o Peteleco responde na bucha:
- Peteleco, quantas partes dividem-se o corpo humano?
- Depende da porrada!

- Peteleco, como se fala noventa e nove em japonês?
- Quazixem!

- Peteleco, fale um pouco de você. 
– Nasci em 15 de maio de 1957, no Boulevard Sá Peixoto, no bairro de Educandos, filho do Oscarino e da Dona Peteleca, sou casado com a Petelecona, tenho um casal de filhos, o Peteleco Junior e a Petelequinha.

- Peteleco, se não fosse eu, tu nas terias nascido! 
- Mas, se não fosse eu, tu já tinhas morrido de fome!

- Peteleco, chifre dói? 
– Não, se doesse eu tomaria Doril, em vez de cachaça!

A dupla está no Youtube, acesse os endereços abaixo, o primeiro, mostra no Programa do Jô, em 2000 e, o outro, num programa de auditório em 1985, na época em que o Ronaldo Tiradentes ainda era liso. 

www.youtube.com/watch?v=yGahqzDtPUc  
www.youtube.com/watch?v=a9rmCxRKMI8  

Palmas, muitas palmas,  para a dupla Peteleco & Oscarino! Com certeza, eles fazem parte da nossa história. É isso ai garotada!

Observação: esta postagem foi publicada em 2011, foi republicada para homenagear ao Oscarino, falecido recentemente, ao 81anos de idade. 

Nenhum comentário: