sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DESFILE MILITAR DE 7 DE SETEMBRO EM MANAUS


A minha ideia inicial era dar uma olhada no “Grito dos Excluídos” e, depois, passar no “Centro de Convenções do Shopping Plaza Manaus”, para visitar a “1º. Feira Internacional do Artesanato (FAM)”, mas, ao passar pela Avenida Constantino Nery, tirei fotografia de três jovens estudantes do “Colégio da Polícia Militar”, montadas em cavalos puro sangue – comecei a seguir para o lado oposto para onde tinha programado, fui parar no “Centro de Convenções (Sambódromo)”, por lá acabei ficando, até o encerramento do “Desfile Militar de 7 de Setembro”.

Nos anos anteriores, os desfiles aconteciam sempre pela parte da manhã, mas, no ano passado houve um grande atraso no desfile, com o povo sofrendo muito com o sol causticante do verão amazônico, o que ocasionou muitas vaias para os militares.

Em decorrência desse fato, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, o General de Brigada José Luís Jaborandy, resolver mudar o desfile para a parte da tarde, além de incluir na programação algumas novidades.

O inicio foi exatamente às 17 horas, com a apresentação de “Bandas de Músicas”, uma delas tocou toadas dos bois Garantido e Caprichoso, levando a galera ao delírio. Depois, teve o desfile de aeronaves, com destaque para um caça supersônico.

Antes do desfile das tropas a pé e motorizadas, houve uma simulação de resgate de uma pessoa pressa em ferragens, por parte do “Corpo de Bombeiros”.

Nunca tinha visto tanta gente no “Centro de Convenções”, pois ele ficou literalmente lotado, acho que passaram das cem mil pessoas – todos estavam alegres e satisfeitos com o evento, houve aplausos para tudo – foi totalmente diferente, um verdadeiro show, com direito a toadas e musicas atual de novela.

Os búfalos e a onça “pintada” do Centro de Instrução Guerra na Selva (CIGS) fez muito sucesso com a petizada – para finalizar, houve um show pirotécnico. Parabéns aos organizadores do desfile militar de 07 de Setembro! Selva! É isso ai.

Fotografias: J Martins Rocha (mais fotografias no FaceBook http://www.facebook.com/jose.rocha.55

Nenhum comentário: