quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ARTISTA PLÁSTICA SUELY OJARA




É uma artista plástica da melhor qualidade, amazonense de Manaus, capricorniana regida por Saturno, segundo o poeta Eduardo Rolim “o senhor do tempo e da razão” e, "De ti, Capricórnio, quero o suor de tua fonte, para que possas ensinar aos homens o trabalho.  Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros. Jugo de tua carga, te concedo o Dom da Responsabilidade."

O Ojara faz pinturas em telas, camisetas e móbiles (escultura abstrata móvel).

Com relação ao seu trabalho, ela afirma o seguinte: “desenvolvi a minha técnica na prática intuitiva e, iniciei o meu trabalho com pinturas orientais, produzindo logo em seguida criações da minha própria autoria”.

Fez as seguintes exposições:

 
Exposições realizadas: 2001 – Pássaros In Love – telas, acrílico sobre vinil, no Espaço Cultural Mar Azul. 2002 – Lunáticos – telas, acrílico sobre vinil, no Açaí & ; Cia. 2003 – Atípicos – telas, acrílico sobre vinil, no Espaço Cultural Galvez. 2004 – Temperamentos – Instalação “Jardim da Felicidade Possível” – no Centro de Artes da UFAM. 2004 – Pássaros Ojara - Projeto Arte Manaus, Fundação Villa Lobos – telas, acrílico sobre vinil, em diversos locais públicos. 2005 – VI Salão de Artes Novos Talentos – telas, acrílico sobre vinil, no ICBEU – curadores Cristóvão Coutinho, Carolina Carvalho e Turenko Beça. 2006 – Coletiva Por Um Fio – pássaros em móbiles – curador Cristóvão Coutinho, no Centro de Artes da Ufam. 2007 – Música Transcendental - telas, acrílico sobre vinil, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho. 2008 – Mostra de camisetas artísticas – no Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). Formação artística: Cursos de artes plásticas realizado no Centro Cultural Cláudio Santoro, em Manaus com Buy Chaves e Turenko Beça; Workshop/Artes Visuais/Itaú Cultural, realizado no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Atualmente participa do curso de artes plásticas realizado na UFAM, ministrado por Cristóvão Coutinho.


Fez uma interessante exposição no Espaço Cultural Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195 – centro) “De Cara com a Vida - Cenas da Natureza Humana”. De acordo com Ojara, o tema “vida e morte” foi escolhido por ela durante o curso de artes plásticas que participou no Centro de Artes da UFAM (CAUA). “Eu escolhi esse assunto devido às experiências e olhares da vida e do cotidiano, como o jogo, a violência, o pecado, a alegria, o romance, as festas, as agressões, os amores, desamores, a falta de respeito com o ser humano e a falta de compaixão”, disse.

Todas as quintas-feiras, ela faz uma exposição no Bar do Aramando, Largo de São Sebastião, conhecido como “Varal da Cultura”, onde expõem dezenas de pinturas em camisetas, para venda aos frequentadores do lugar.

Contatos com a artista: Celular: 92 8109-4677 e blog: www. arteojara.blogspot.com . Valeu, Ojara! 


Um comentário:

M.BECKHMAN disse...

Obrigado carissimo, por atender nosso pedido de postagens relacionados as artes. Continue nessa nossa paixão pela Terra de Ajuricaba! Saudações Amazônicas!