terça-feira, 11 de outubro de 2011

OS LEÕES GUARDADORES DAS CASAS


Era moda colocar na entrada das casas a figura de um casal de leões, pois representavam o “Poder e a Força”, serviam para “guardar a casa” com o seu ar poderoso, sendo muito difundido o seu uso na China, poderemos encontrá-los na entrada de muitas casas ao redor do mundo, inclusive na cidade de Manaus.

Segundo os historiados, o leão é oriundo da índia e da África, devido ser um animal dotado de um caráter feroz e imagem poderosa, na escultura, foi atribuída à missão da defesa, com o macho e a fêmea aos dois lados das portas dos palácios, templos e mansões. Geralmente são esculpidos na posição sentados, com a boca aberta e o peito avançado, dando um ar assustador, expressando o seu espírito de rei dos animais.

Na foto colagem acima, poderemos observar alguns prédios de Manaus onde se encontram os famosos leões guardadores das casas:

• Prédio do Conselho Federal de Química, na Rua Saldanha Marinho;

• Colégio Estadual Barão do Rio Branco, na Avenida Joaquim Nabuco;

• Prédio de uma clínica odontológica (um leão sumiu), na Avenida Joaquim Nabuco, próximo a Rua Lauro Cavalcante;

• Prédio da Clínica Samel, na Avenida Joaquim Nabuco;

• Entrada da Loja Dinâmica, na Avenida Darcy Vargas.

Apesar do proprietário da Loja Dinâmica ter colocados dois blocos de granito em forma de leões, a intenção foi estética, longe de servir para guardar o seu estabelecimento, pois, nos dias atuais o leão não assusta mais ninguém, deveremos, sim,  ter muito medo é do “bicho homem”, o maior predador de todas as espécies. É isso ai.


Fonte: http://portuguese.cri.cn/152/2007/01/17/1@59808.htm

Nenhum comentário: