sábado, 8 de janeiro de 2011

CILENO


É uma artista amazonense de primeira grandeza, 52 anos idade, nasceu para brilhar, canta e encanta, revelou-se também como um grande compositor, a sua praia é a música popular brasileira e o reggae; a sua carreira musical está solidificada em Manaus, completando três décadas de estrada, faltando apenas o reconhecimento do seu talento pelo Brasil afora.

Lembra-se daquele momento maravilhoso, chamado “happy haour”, com os amigos, num boteco, ouvindo uma boa música, pois é, soma-se a isso, o Cileno no violão, mandando ver as suas próprias canções e as das do Lenine, Gilberto Gil, Djavan e Luís Melodia – é o máximo, para quem gosta, é claro!

Curti muito as músicas do Cileno, nas noites quentes de Manaus, nos barzinhos simples da urbe, atualmente, toca somente nos lugares considerados “points”, como eu sou da plebe, não frequento esses lugares – agora, consigo somente ouvi-lo no Tacacá na Bossa, no Largo de São Sebastião.

A produção musical dos amazonenses é muito grande, a gravação de CD’s e DVD’s é enorme, fazem shows semanalmente, caiu no gosto popular, porém, as emissoras de rádio FM ainda não divulgam, suficientemente, os trabalhos dos nossos artistas. Mesmo assim, a venda desse material é muito boa, que o diga o Cileno, ele já gravou mais de dez CD’s, o último é o intitulado “Amores Urbanos”.

A agenda do Cileno está quase cheia para 2011, fará vários shows, os primeiros serão os seguintes: vai se apresentar no dia 21 de Janeiro no Largo de Sebastião e no dia 6 de Fevereiro, no Palacete Provincial, com entrada franca.

Para comemorar o trigésimo ano de carreira, ele fará um show no Teatro Amazonas, será no dia 13 de fevereiro, terá a companhia dos cantores Amílcar Azevedo e Simone Ávila -, cobrará apenas um valor simbólico de um real. Ele cantará as suas músicas que marcaram a sua carreira, apesentará duas inéditas, no estilo bossa nova – “O sabor do seu sorriso” e “Tardes de Domingo”. Será imperdível!

Umas das letras que eu mais gosto são as seguintes:

WWW (I love you)

Noite, solidão
Eu preso aqui na sala
Minha fala antiglobalizada, anti-vírus, antiquada,
Só entende o coração
O mundo gira, avança e eu aqui parado
Um internauta algemado, sem saída e direção
Vivo em uma era que não é a minha
Odeio toda a tecnologia que deleta o sentimento
Quero te mandar um e-mail,
entrar no bate-papo,
escanear o teu retrato,
Digitar "I love you"
Não se admire se um dia um beija-flor invadir
a porta da tua casa, lhe der um beijo e partir
"I love you"
"I love you

Lusis

Não adiantou de nada
Pegar a estrada e vir pra este lugar
Você me apareceu na noite passada
Num pouso de emergência, sem me avisar
Cruzou o meu espaço, invadiu meu sonho,
Levou todos os planos pra te conquistar
O que você quer de mim? Me iludir, me acordar? Ou me deixar assim
O que você quer de mim? Me iludir, me acordar? Ou me deixar ruim
Como posso ter te perdido
Se você nunca me pertenceu
Como posso ter te esquecido
Se a gente nunca se conheceu
E mesmo assim pensei em te ligar, mandar notícias minhas, mas afinal,
O que você quer de mim? Me iludir, me acordar? Ou me deixar assim
O que você quer de mim? Me iludir, me acordar? Ou me deixar ruim

Ele compôs mais de cem músicas, sendo as dez mais conhecidas, contando as duas acimas, são as seguintes: Ametista/Conquista/Contando Estrelas/Florais/Homem Rasta/Mimo de Beija-Flor/Novamente/O amor está no ar/Palavras Cruzadas. Com relação ao recebimento dos direito autorais, ele fez a seguinte denúncia: “Realmente não existe uma transparência de quanto o Ecad arrecada. Repassam um valor, mas a gente não faz a mínima ideia do real. Por exemplo, em Manaus existem inúmeros barzinhos de música ao vivo e o órgão cobra uma taxa para esses estabelecimentos realizarem os shows. Eu sei que minhas músicas são tocadas em vários desses locais, mas nunca me foi repassado um centavo dessa cobrança. Por aí a agente já sabe que existem irregularidades”.

Para quem desejar entrar em contato com o cantor Cileno, basta mandar mensagens eletrônicas ou ligar: m3_video@yahoo.com.br Fones: (92) 3663-3982 (92) 9996-0512. Valeu Cileno!

Fontes:
Caderno Plus, do jornal Diário do Amazonas (Renata Magnenti).
Jornal Amazonas em Tempo
Internet

Um comentário:

silvia disse...

tbem sinto falta do cileno nos lugares mas perexes...mas ele e maravilhoso!