quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FESTEJOS DE SÃO SEBASTIÃO


Sou católico, frequentador, não assíduo, da Igreja de São Sebastião, centro de Manaus, muito diferente da minha mocidade, onde tinha uma relação muito grande com a minha igreja, pois fazia parte da Juventude Franciscana.

Por estarmos na semana em homenagem ao santo guerreiro, participei, ontem, da quermesse no Largo de São Sebastião, coisa que faço desde a minha tenra idade. Em vez de ficar em paz espiritualmente, fiquei novamente revoltado com a atitude do Sr. Robério Braga, Secretário de Cultura do Amazonas, pela proibição da realização dos festejos na Praça de São Sebastião.

No ano passado, fiz uma postagem sobre o assunto, escrevi o seguinte:

“Frei Fulgêncio Monacelli, pároco da Igreja de São Sebastião, fez duras criticas a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, em decorrência de não ter autorizado a realização do arraial no Largo.

Segundo o frei, as festividades em homenagens ao santo guerreiro, possuem uma tradição secular, sempre foram realizadas na Praça de São Sebastião. Com a revitalização do Largo, o governo do Estado autoriza somente a festa de carnaval da Bica, ficando de fora os festejos religiosos, com a estúpida alegação de que o piso do Largo não suportará as barracas de vendas de guloseimas.

A Praça é do Povo! Não é e jamais será do governo! As manifestações do povo, tanto as religiosas como as carnavalescas, podem e devem utilizar as praças, pertencem ao povo e não ao bel-prazer do governo.

A programação anual de eventos da SEC inclui inúmeros festivais, com a montagem de enormes palcos e toneladas de equipamentos e, nunca prejudicou o piso da Praça. O arraial de São Sebastião está fora! Segundo os “técnicos” da secretaria, não pode ser realizado na praça, pois o “peso” das barracas poderá afundar o piso do Largo! Que absurdo! Com a palavra o Dr. Robério Braga; não é por menos que o povo apelidou o Largo de “Roberlândia”.

Sou totalmente favorável à revitalização do centro antigo de Manaus; os espaços públicos devem voltar a ser frequentados pelos amazonenses, não tem lógica o governo investir recursos públicos no Largo de São Sebastião, depois proibir o acesso do povo nos festejos religiosos, o frei Fulgêncio está com toda razão em fazer as suas criticas ao governo. Estou com o religioso, irei participar das quermesses até o dia 20 do corrente, bem como, pretendo participar do carnaval da Bica, na Praça de São Sebastião. A praça é nossa e não dos “técnicos” da SEC!”.

O Dr. Robério Braga ficará ainda mais oito anos no poder, serão mais anos e anos sem os festejos na Praça de São Sebastião -, poderemos reverter este quadro -, basta querermos, pois quando o povo vai às ruas, faz barulho, faz “apitaços” ou coisas do gênero, chega os reclamos até os ouvidos dos governantes, rapidinho eles mudam de opinião. Enquanto isso não muda, toda a comunidade de São Sebastião fica espremida pelas calçadas, dentro de um cercadinho, correndo risco de vida, pois o fluxo de veículos no local é muito grande.

Deixando um pouco de lado essas injustiças, hoje é dia de comemorarmos o dia de São Sebastião, um soldado alistado no exército romano, por volta de 283 d.C., era querido pelo Imperador Diocleciano, fazia parte da sua guarda pessoal. Com a conduta branda para com os cristãos, foi julgado sumariamente como traidor, foi executado por meio de flechas e atirado no rio, na havia morrido, foi socorrido por Santa Irene, apresentou-se novamente ao Imperador, ordenou que fosse espancado até a morte, o seu corpo foi jogado num esgoto de Roma, a Santa Luciana resgatou o corpo, limpou-o e o sepultou nas catacumbas.

Viva São Sebastião! Viva!