quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS



As informações, abaixo, foram retiradas do site http://www.parintins.com/  – as fotos antigas foram obtidas dos arquivos do IBGE e a foto colagem é do blog.



História de Parintins
Durante as viagens exploratórias da Coroa Portuguesa em 1796, a Ilha Tupinambarana, hoje Município de Paritins, foi descoberta pelo Capitão de Milícias José Pedro Cordovil. A região era habitada pelos índios Tupinambá - de onde surgiu o nome da ilha - e também pelas tribos Sapupé, Peruviana, Mundurucu, Mawe e Parintins. No ano de 1803, uma missão religiosa sob a direção do frei José das Chagas, denominada Vila Nova da Rainha, instalou-se no lugar. Em 1833, essa Missão foi elevada à categoria de Freguesia, mudando o nome para Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana. Em 15 de outrubro de 1852 a elevação da Vila é efetivada, passando em então a se chamar Vila Bela da Imperatriz. Em 25 de Dezembro de 1880 a sede do município passou a se chamar Parintins, nome vindo dos índios Parintins ou Parintintins, antigos habitantes do local. Já em 1991, na vigência da divisão administrativa, o Município era composto de quatro distritos: Parintins (sede), Paraná do Ramos, Nhamundá e Xiburi. Mais tarde, foi criado o distrito da Ilha das Cotias, que em 1950 passou a constituir o Município de Nhamundá. Extinta a antiga divisão distrital, o Município de Parintins é constituido pela cidade de Parintins (sede) e pelas agrovilas de Mocambo e Cabury.
Linha do Tempo
1803 - Passa de fazenda de Cordovil à categoria de missão, com o nome de Vila Nova da Rainha.
1833 - Passa a se chamar Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana.
1848 - elevada à categoria de Vila Bela da Imperatriz.
1852 - É criado o Município de Parintins. (25/12/1880)
Atrativos Naturais
Praias: Onças, Guaribas, Pacoval e Marinho.
Lagos: Parananema, Macurany, Aninga, Zé Açu, Valéria e Uaiacupará.
Economia
Pesca, pecuária, comércio e turismo.
Ficha de Parintins
Dimensão: 7.069 Km2.
Localização: Margem direita do rio Amazonas.
Fronteiras
Norte: Nhamundá
Sul: Barreirinha
Oeste: Urucurituba
Leste: Pará
Altitude: 50m acima do nível do mar.
Clima: tropical, chuvoso e úmido
Temperatura: Max.: 30,5º e Min.: 24,6º
Inverno: dezembro a maio (época de chuva)
Verão: junho a novembro
Vegetação: floresta de várzea e terra firme.
População: estima-se em mais de 100 mil habitantes
Distância PARINTINS/MANAUS
Linha Reta: 325 Km
Via Fluvial : 370 Km
População: 90.150 (IBGE)
Ilha Paraíso
Os aspectos físicos e geográficos não traduzem totalmente o que é Parintins, a cidade dos Bumbás Caprichoso e Garantido, mas também uma cidadela simples que impõe atitude pelas diversas particularidades que possui e que encanta qualquer visitante. Hospitalidade, alegria, devoção e simplicidade são as chaves do sucesso dessa cidade.
O modo de vida do parintinense é fruto de uma cultura mágica, difícil de explicar. Sem a euforia dos dias que antecedem o grande festival folclórico, Parintins é apenas uma aldeia de gente muito simpática, que anda pelas ruas de bicicleta, que pinta as fachadas das casas da cor do boi que faz pulsar a paixão, que conversa das tardes ao anoitecer em cadeiras de embalo nos batentes das portas e que também veste a melhor roupa, aos domingos para reverenciar na belíssima Catedral a santa do lugar, Nossa Senhora do Carmo.
É um cotidiano simples, mas ao mesmo tempo repleto de artes. O povo de Parintins já nasce com dons especiais. São artistas que compõem, cantam, esculpi, pintam com muita habilidade e até criam novos rumos para o português, inventando um linguajar próprio. Bastam um visitante chegar que eles querem demonstrar carinho, fazendo sentir-se em casa, chamando logo de parente (o mesmo que cara ou irmão), mostrando a cidade e seus talentos com orgulho.
Cidade cercada de belezas naturais, Parintins, a ilha do Paraíso, se completa mesmo pelo povo que tem. Os atrativos turísticos se tornam, portanto, importantes, mas não fundamentais. A Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a Vila Amazônia, as praias de Taracuera ou do Varre Vento e Serra de Parintins são visitas obrigatórias, mas não perca uma bate-papo informal com a gente do local. Afinal, Parintins é repleta de personalidades e de mitos como seu Valdir Viana, famoso curandeiro; Dona Maria Ângela, a mulher que tem a casa e os objetos todos em vermelho em homenagem ao boi Garantido, ou até o sábio e folclorista Simão Pessoa, praticamente o engenheiro intelectual do bumba Caprichoso.
Visite os currais dos bois em Parintins, Caprichoso e Garantido, os personagens que projetam a cidade para o mundo. Conheça tudo e não esqueça, é claro, da culinária do local. E imprescindível.
Localização de Parintins
Parintins, cidade típica do interior amazonense, com pouco mais de 50 mil habitantes, se transforma com a chegada do mês de junho. Nessa época, quando a cidade apresenta-se dividida pelas cores azul e vermelha dos Bumbás Caprichoso e Garantido, Parintins é palco da maior manifestação cultural do Norte brasileiro, o Festival Folclórico de Parintins.
O município localiza-se à margem direita do rio Amazonas, numa área de 5.978 quilômetros quadrados e fica 369 quilômetros da capital, Manaus, em linha reta, e a 420 quilômetros por via fluvial. Isso equivale a 15 horas descendo e 27 subindo o rio amazonas, se a viagem for feita em barcos regionais. Por via aérea, o tempo estimado é de uma hora e meia, partindo de Manaus.
O lugar é uma ilha, conhecida como Tupinambrana, e foi descoberta e assim denomindada pelo Capitão de Milícia José Pedro Cordovil em 1796.Nessa ilha, além do grupo indígena Tupinambá - de onde se originou o nome do local- viviam índios Sapupe, Mawe, Peruviana, Mundurucu e Parintins.
Não é a toa que Parintins, que faz fronteira com o Estado do Pará, tem sua região também conhecida como Mundurucânia, em homenagem aos índios Mudurucu. Mudurucânia é todo o arquipélago das Tupirambaranas, que se estende de Juruti até a foz do Rio Madeira numa planície.
A diferença horária é mais ou menos de uma hora, em relação a Brasília, hora oficial do Brasil. Durante os meses de outubro a fevereiro, o horário de verão não é aplicado no Estado do Amazonas e, portanto, esta diferença aumenta para duas horas.
Artesanato em Parintins
Com madeira raízes de árvores, cipós, palhas, sementes, fibras naturais e penas artificiais o nosso artesanato pode ser encontrado nas comunidades locais, no Porto, Mercado e Bumbódromo. Ressaltamos os adornos com contas coloridas feitos pelos indígenas Satére-Mawê e Wai-Wai.
O artesanato popular é feito em palha, cuia, juta e muitos outros materiais. Já o indígena usa penas e grande variedade de sementes que formam colares, brincos, cocares e outros tipos de adereços. E, na época do Festival Folclórico, também pode ser encontrado miniaturas dos bois esculpidas em isopor e gesso e as camisas com motivos folclóricos, também são encontradas em várias lojas da cidade.
Pontos Turísticos de Parintins
Parintins tem muito mais motivos para o visitante se apaixonar do que a criatividade do seu povo e a grandiosidade do seu Festival Folclórico. Quem chega na ilha não pode deixar de conhecer a Serra de Parintins com seus 154 metros de altura nem a exuberância da natureza no Morro de Santa Rita, onde existem lagos, igarapés, árvores gigantescas e espécies raras de orquídeas.
É indispensável mergulhar nas limpas águas do rio Uaicurapá que banham a praia de Taracuera e dar uma esticadinha, mais 15 minutos de barco, até a praia do Varre Vento, entre os rios Mamuru e Uaicurapá. O lago Macurany, com 10 km de extensão, fica por trás da cidade e é ideal para passeios de barco, lancha e jet ski. A ilha de Parintins possui também um rico patrimônio histórico-cultural. Conheça a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a edificação mais alta da Ilha, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que fica de frente para o rio Amazonas e de onde se pode observar um belíssimo pôr-do-sol e ainda a Igreja de São Benedito, fundada em 1795 pelo Frei José das Chagas, demolida em 1905 e reerguida em 1945.
A 20 minutos de barco, você vai conhecer a Vila Amazônia, banhada pelo rio Amazonas e pelo Paraná do Ramos. A Vila, de grande importância histórica, tem uma área de 78.270 hectares e foi criada para assentamento de imigrantes japoneses.
Atrativos Turísticos
Catedral N.S do Carmo
Fundada em 31 de maio de 1962, ela é toada de tijolos aparentes e foi projetada na Itália. Ao seu lado esquerdo encontra-se uma torres de 40 metros que acompanha o estilo da Catedral. É a edificação mais alta do Município e pode ser vista a quilômetros de distância. A Catedral fica localizada na Av. Amazonas, s/n.
Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Fundada em 1945, era a antiga Igreja N.S. do Carmo, mas com a construção da nova catedral passou a se chamar Sagrado Coração de Jesus em 1962. Ela fica localizada na praça Sagrado Coração, bem em frente ao colégio N.S. DO Carmo, o mais tradicional de Parintins. A Igreja tem à frente o rio Amazonas e é um dos melhores Lugares para se ver o pôr-do-sol.
Igreja de São Benedito
Fundada em 1795 pelo Frei José das Chagas, foi a primeira Igreja de Parintins. Demolida em 1905, hoje deu lugar á praça do Cristo Redentor e a nova capela de São Benedito foi construída em 1945, no bairro que tem o mesmo nome.
Vila Amazônica
Está situada a leste da cidade de Parintins, distante 20 minutos de barco. Banhada pelo rio Amazonas e pelo Paraná do Ramos, a vila tem uma área de 78.270 há onde moram 67 famílias. A importância história do lugar está relacionada ao apogeu da juta no Estado nas décadas de 30 e 40 do último século. Nessa época a Vila Amazônica foi criada para assentamento de imigrantes japoneses que vieram desenvolver a agricultura e implantar o cultivo da juta.