quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DETALHES DE MANAUS - REPLAY


Apesar de não ser um detalhista e metódico extremado (dizem que os nascidos no signo de virgem são exatamente assim), gosto de realçar nas minhas fotografias os detalhes, mesmo sendo um amador (nunca fiz um curso de fotografia e não ganho nenhum “dindin” pelas fotos tiradas).


Nas minhas andanças pela cidade de Manaus, fico admirando o trabalho artístico feito nas fachadas dos prédios antigos, praças, monumentos e outros logradouros públicos; ando sempre com a minha velha máquina “rolleiflex” para registrar – noto que algumas pessoas não acham nenhuma graça ficar parado no meio da rua olhando a fachada de um prédio antigo – quando me afasto do lugar, observo que alguns transeuntes voltam para olhar exatamente onde eu estava olhando, talvez fiquem se perguntando e se interrogando: O que aquele maluco estava mesmo olhando? Não vejo nada diferente! É apenas um prédio velho! Mais um doido em Manaus!




Realmente, na loucura que é o nosso dia-a-dia, na luta contra o relógio para chegar ao trabalho, escola, casa, supermercado, Shopping, Lan House, Foró/Brega/Boi, etc., prestamos mais atenção ao sinal dos semáforos, nos veículos que passam, nos pedestres apressandos, nos engarrafamentos infernais, na boazuda que teima em passar na nossa frente, nos ônibus lotados até o toco, nos vendedores ambulantes, et cetara e tal – não vamos parar para olhar detalhes de fachadas de prédios antigos de Manaus! Somente os que veem mais longe, quem admira um trabalho mais bem elaborado e uma bela paisagem, estes sim, param para olhar e, proporcionam ao espírito um grande estado de felicidade.




A foto colagem acima mostra alguns detalhes do Coreto da Praça Helidoro Balbi, Parque Jerferson Péres, Cúpula do Teatro Amazonas, Portão do Palacete Provincial, Fachada do Hospital da Beneficente Portuguesa, Palacete dos Nerys, Cine Eden, Pombal, Palácio da Justiça, Chafariz da Praça, Embarque Manaus/Careiro, Colagem Festa das Luzes e Ponte Romana I. 




Existem inúmeras formas de ser feliz, não irei enumerá-las, mas dizem os magos que pregam a valorização da autoestima que, o sucesso é conseguir o que você quer e a felicidade é amar o que você já tem – dessa forma, se amarmos mais o nosso patrimônio histórico, os nossos rios, as nossas matas, os animais, a nossa família, o ser humano, enfim, a nossa cidade e as coisas belas que já possuímos aqui em Manaus, com certeza seremos mais felizes!

Nenhum comentário: