quinta-feira, 16 de julho de 2009

IV FESTIVAL AMAZONAS JAZZ

Desde sua primeira edição - vem se caracterizando pela diversidade. Diferentes estilos, artistas, regiões, públicos, áreas de atuação. Por aqui têm passado músicos representando as mais variadas correntes do jazz oriundos das regiões que mais significativamente contribuem para o gênero. Este ano seguimos a trilha de apresentar um programa que mistura desde vanguarda a lendas do gênero, passando por consagrados nomes da cena brasileira de expressão mundial, a par de artistas manauaras. Em 2009 o FAJ expande-se geograficamente, incluindo apresentações no interior e em diferentes pontos da capital, ampliando o espectro de público alcançado. Além das oficinas com os artistas convidados, que sempre despertam enorme interesse, o FESTIVAL AMAZONAS JAZZ oferece em 2009 seminários de cunho pedagógico, e recebe um novo apoio cultural. Desde sua terceira edição o FAJ – através de acordo firmado entre a SEC - SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS e a YAMAHA MUSIC LATIN AMERICA, S.A. - disponibiliza oficinas em TÉCNICAS DE REPARO E MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO. Este ano, a YAMAHA MUSIC LATIN AMERICA, S.A. patrocinará também o primeiro módulo do CURSO DE FORMAÇÃO DE MESTRES EM FLAUTA DOCE, visando capacitar pedagogicamente professores de iniciação musical através deste instrumento, o que vem complementar o PROJETO JOVEM CIDADÃO, uma iniciativa do GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS já em curso. Já o apoio cultural da CONTEMPORÂNEA, principal fabricante brasileiro de instrumentos de percussão popular, oferece dois seminários sobre a tão variada gama que compõe este segmento.
No momento em que o AMAZONAS se prepara para enfrentar novos desafios, o FESTIVAL AMAZONAS JAZZ consolida-se no calendário cultural brasileiro e internacional. Contando desde sua primeira edição com o patrocínio “master” da COCA COLA, o FESTIVAL AMAZONAS JAZZ é uma iniciativa do GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS, e sua realização está a cargo da SEC- SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS.
Ao congregar artistas de diferentes lugares e tendências estéticas, este Festival constitui-se cada vez mais em um evento onde diferentes culturas se encontram. É com o espírito fraterno de nosso povo, que nós, aqui no coração da maior floresta do planeta, damos as boas vindas a todos, público e artistas, que participam do 4º Festival Amazonas Jazz.

Rui Carvalho
Diretor Artístico
http://www.festivalamazonasjazz.com.br/