domingo, 2 de novembro de 2008

PAPO INTERNAUTA SOBRE O NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

To: jmartinsrocha@hotmail.comSubject: ManausDate: Sat, 18 Oct 2008 01:24:02 +0300
Caro Rocha,
Achei por acaso teu blog, ao procurar notícias do centro histórico de Manaus. Embora não seja daí (sou belenense), sou defensor do patrimônio, sobretudo de nossa amada Amazônia. Estive na tua cidade em Novembro de 2007. Gostei muito, ainda que a tenha achado bastante abandonada. Fiquei muito feliz em ler as novidades da revitalização da Ponte Bittencourt e da rua onde será recriado o Quintino. Tenho várias dúvidas e gostaria de manter contato contigo e com o filho do Senador Péres, caso ele o autorize (podes perguntá-lo?). Bem por hora é isso. Queria estabelecer o primeiro contato.
Grande abraço e boa sorte.
Allan.
R - Allan,
Pode mandar as tuas dúvidas, tentarei responde-las, caso for especificamente sobre a restauração do Bar do Quintino, enviarei ao filho do Senador Péres. Amanhã será o aniversário de Manaus, aproveita e acesso o nosso blog.
Um abraço
José Martins Rocha
To: jmartinsrocha@hotmail.comSubject: RE: ManausDate: Sun, 2 Nov 2008 04:05:54 +0300
E aí, José, tenho várias curiosidades sobre a revitalização de MAnaus. Penso que vocês podem fazer o que fizeram os acreanos, que têm recuperado os espaços urbanos do Estado inteiro. Precisas ver Rio branco. Tá uma beleza. A cada seqüência de meses, eles inauguram uma área nova totalmente revitalizada. Como tá a área do entorno do Palácio Rio Negro? Fuçei o site do PROSAMIM e descobri que o projeto é ambicioso: transformar as bacias da cidade em igarapés limpos, saneados e com parques. Alguma novidade além da ponte Benjamin Constant? O entorno do porto? A recuperação do Paço da Liberdade, da Matriz e do Mercado Municipal? A quantas andam?Grande abraço.
Vou olhar o teu blog de novo, q não tive tempo esses diasAbraço.
Allan.

RE: Manaus‏
De:
JOSE MARTINS (jmartinsrocha@hotmail.com)
Enviada:
domingo, 2 de novembro de 2008 21:36:02
Para:
Allan Araujo (allanaraujo78@hotmail.com)
Olá Allan!
Terei o maior prazer de um dia conhecer a cidade de Rio Branco; uma amiga esteve ai no ano passado, ficou impressionada com a cidade. Com relação à cidade de Manaus, o prefeito Serafim Corrêa fez algumas intervenções, através do projeto Monumenta, com recursos da PMM e do governo federal. O prefeito não conseguiu se reeleger, o vencedor foi o Amazonino Mendes, velha raposa do nosso cenário político; infelizmente o nosso povo desenterrou esta figura, ele é chegado a fazer muitas obras, a grande maioria não é concluída; não estou nada esperançoso com relação à revitalização da Manaus antiga. Com relação a suas perguntas:1. Entorno do Palácio Rio Negro - faz alguns anos foram realizadas a recuperação de várias casas próximas ao palácio, o projeto chamava-se “As Casa da Sete de Setembro”, coordenadas pelo pesquisador Otoni Mesquita; o projeto Prosamim passa por trás do palácio, estou de olho nas obras;2. O entorno do Porto de Manaus - sinceramente, sinto uma grande vergonha da área; um bando de oportunistas, comandada pela família Di Carli (teve o aval do Amazonino quando era governador), estão acabando com o nosso Rodoway e do seu entorno, as obras estão embargadas pela justiça;3.Entorno da Matriz - O projeto Monumenta do atual prefeito, prevê a recuperação do entorno da Igreja da Matriz, com a retirada dos camelôs que tomaram cada palmo do lugar, instalá-los em um Shopping Popular; com certeza o Amazonino irá engavetá-lo; 4. Paço da Liberdade - está sendo recuperado, porém no ritmo do bicho preguiça, a praça está fechada, o prefeito teve alguns problemas com IPHAM, no local foi encontrado um cemitério indígena e o prefeito teima em bater de frente com o pessoal do patrimônio histórico; perdemos todos nós com a briga de crianças mimadas, de um lado o IPHAM faz parar as obras, depois celebra um acordo de intenção; do outro lado, o prefeito faz beicinhos e abandona a obra;3. Mercado Municipal - a prefeitura achou por bem substituir as pedras de liós, que está na parte de venda de peixe (não sei de quem foi esta idéia de jerico); moral da história: houve novamente a intervenção do IPHAM, fizeram outro acordo de intenção e o prefeito paralisou totalmente as obras.
Estou pensando fazer uma associação de amigos de Manaus, reunir profissionais de todas as áreas, penso também entrar com Ação Popular contra estes destruidores do nosso patrimônio público.
Um abraço,
José Martins Rocha