terça-feira, 8 de junho de 2021

NÃO TEMOS WC PÚBLICO EM MANAUS

 

Era fevereiro de 2018, a cidade de Manaus estava apinhada de turistas estrangeiros, pois estávamos em plena temporada de Cruzeiros, com o Roadway cheio de transatlânticos.
A cidade vivia o boom do turismo com todos faturando alto: bares, restaurantes, guias turísticos, hotéis, lojas de souvenires etc.
Eu estava sentado em um banco, ao lado da Banca de Revista do Joaquim Melo, no Largo de São Sebastião, observando toda aquela movimentação.
De repente, aparece um senhor branco, alto e ruivo, parou e olhou para a galera com cara de pidão. Ele suava mais do que tampa de chaleira.
Aproximou e falou: - Здесь есть общественный туалет? У меня болит желудок. (segundo o tradutor Google)
O que este camarada está falando? – as pessoas ao redor questionavam.
Acho que está falando alemão. – falou um magrelo.
Pior que estava mesmo!
Depois, mudou o idioma: - Is there a public restroom around here? I have a stomachache. (segundo o tradutor Google)
Eu não sei nem falar corretamente o português, vou entender o inglês! – falou um picolezeiro.
E o gringo cada vez mais suando e mudando de cor.
E ninguém entendia patavinas, pois eramos todos monoglotas.
Quando ele mudou de branco para vermelho e estava começando a ficar verde, parecendo um incrível Hulk, fez o sinal internacional da dor de barriga: bateu com a mão aberto no estômago.
Agora, sim, eu entendi, ele quer “jogar o barro na louça”. – disse um estudante.
Apenas apontei para o lanche da Africa House e ele saiu bem devagar, arrastando os pés, pois poderia fazer a obra ali mesmo!
Pense numa situação escrota!
Não somente os turistas passam por estes vexames, em decorrência da alimentação, mas também os manauaras que não possuem nenhum WC público na cidade.
Isto é uma vergonha!
Já é hora do prefeito fazer uns pela cidade e deixar ser explorado por concessionários, cobrando um valor razoável para cobrir os custos e anda ter lucro, pois clientela não irá faltar.
É isso ai.