quarta-feira, 8 de julho de 2020

PELADEIROS DE VARZEA DE MANAUS



Peladeiros são as pessoas que participam de peladas, um jogo de futebol sem técnica e de forma amadora. Por outro lado, a várzea é um terreno plano e cultivável que fica junto aos rios da Amazônia. Manaus é a nossa cidade, onde desde os bairros de Puraqueaquara ao Tarumã sofrem em suas margens a influência das cheias e vazantes do Rio Negro, permitindo aos peladeiros jogarem bola somente seis meses nas várzeas.

Na minha infância, morei no Igarapé de Manaus, local onde eu tive a oportunidade de praticar este esporte. Ainda na vazante, o leito da margem do rio se convertia num grande campo de futebol onde os moradores de baixo e de cima esqueciam suas diferenças e disputavam memoráveis partidas de futebol, claro, com a primazia dos “donos” da área, que servia também para um sem número de outras brincadeiras de crianças e adultos.

Eu era um tremendo perna de pau, sempre escalado para ficar no gol. Quando era o dono da bola, escalava o time, gostava da banheira, o negócio era receber a bola, chutar e correr para o abraço.

Ao caminhar pela Orla da Glória, deparei-me com este campinho de futebol na várzea daquele bairro, o que fez-me lembrar dos tempos bons quando era criança.

O Rio Negro já começou a sua vazante. Na fotografia aparecem as duas traves e o campinho coberto d´água e com um bonito verde da mãe natureza.

Daqui uns dois meses os peladeiros da várzea da Glória poderão voltar a jogar o seu futebol por uns seis meses até o rio começar  a encher novamente.

Com a implantação do programa social e ambiental dos igarapés de Manaus, a maioria das casas foram retiradas das várzeas, com a construção de blocos de apartamentos e áreas de lazer, com parques e quadras de esportes.

Apesar de todo o progresso e reurbanização desses lugares, o gostoso mesmo é jogar uma pelada de futebol na várzea, como ainda fazem alguns ribeirinhos da nossa cidade.

É isso ai.

Foto: José Rocha

Nenhum comentário: