sábado, 8 de fevereiro de 2020

A LÍNGUA NA CARRANCA DA PONTE DA MINHA INFÂNCIA.



A ponte da minha infância chama-se Primeira Ponte, Ponte Romana ou Ponte Floriano Peixoto, encontra-se abandonada e enterrada – ela é o ícone maior do Igarapé de Manaus, foi o local onde passei parte da minha infância e adolescência – a fotografia mostra o quanto foi esquecida, nascendo uma pequena árvore na boca da carranca, que apesar de parecer “interessante”, com o tempo irá derrubar esse símbolo tão importante na navegação.  

A ponte Foi edificada pelo então governador do Amazonas, o maranhense Eduardo Ribeiro (1892-1896), em substituição a uma precária ponte de madeira - recebendo essa denominação de “Romana” por ter a forma das pontes de arquitetura romana, caracterizadas pelos seus arcos plenos.

Foi inaugurada em 1896 (o mesmo ano da inauguração do Teatro Amazonas), recebendo o nome oficial de Ponte Floriano Peixoto (esse nome não vingou pela população), em homenagem ao vice-presidente que se tornou Presidente da República, em 1891, em decorrência da renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente da República).

Quando eu era menino gostava de pular da ponte juntamente com meus irmãos e a molecada do Igarapé de Manaus.

Quando da cheia do rio amarrávamos uma corda na lateral da ponte e descíamos até a carranca para pular dentro do rio.

Passados todos esses anos, infelizmente, a ponte está esquecida pelas autoridades, não por mim e por meus irmãos. Fiz e faço várias postagens em nosso blog, além de ter dedicado uma parte num opúsculo que será lançado brevemente.

Como podem observar na fotografia, apareceu um passarinho que posou na Carranca, obrou uma semente que caiu dentro da boca. Com a água da chuva e de um cano que jorra águas pluviais, a planta vingou, parecendo que a mesma está dando língua.

A Carraca possui todo um significado, pois foram utilizadas com o objetivo comercial, para chamar a atenção dos ribeiros nas embarcações que comercializavam  mercadorias. Com o tempo foi utilizada para afugentar os maus espíritos além de livrar as embarcações das tempestades e atrair muitos peixes.

A nossa Carraca de Primeira Ponte está precisando, urgentemente, de uma poda da árvore que nasceu dentro da sua boca, pois com o tempo irá enraizar e derrubar esse símbolo de 124 anos.

É isso ai.

Foto: José Rocha

Nenhum comentário: