terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O PROJETO MONUMENTA E A ATUAÇÃO DOS PREFEITOS SERAFIM CORRÊA E AMAZONINO MENDES


O MONUMENTA é um projeto de recuperação do patrimônio urbano cultural brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BIRD. A capital do Amazonas, juntamente com outras 22 cidades foram beneficiadas com vultosas verbas para serem direcionadas para este propósito (foram 5 anos de levantamento, com assessoria do Sebrae/AM, execução da Manaustur e suporte de dezenas de milhões de reais); infelizmente o ex Prefeito Serafim Corrêa, recebeu todo o apoio e não concluiu nenhuma obra do projeto. Passou dois anos azeitando a administração municipal e mais dois para fazer campanha para a reeleição, perdeu para ele mesmo; o adversário estava à beira da aposentadoria; o povo cansado da inoperância do “Sarafa” preferiu desenterrar o Negão, credo- em- cruz!
Quem mora em Manaus poderá visitar o centro antigo e conferir as obras não concluídas:
Paço da Liberdade;
As Casinhas da Rua Bernardo Ramos;
Casarios antigos da Praça Osvaldo Cruz;
Cabaré Chinelo;
Chafariz da Praça Dom Pedro;
Mercado Municipal Adolpho Lisboa;
Shopping dos Ambulantes J.G. Araújo;
Bar do Quintino;
Praça da Saudade;
Cemitério São João Batista;
Os pólos comerciais nas ruas Frei José dos Inocentes, Governador Vitório, Itamaracá e Henrique Antony.
Pólo turístico da Ilha de São Vicente – seria implantado à beira do rio, contaria com anfiteatro para 1.200 lugares, mirante, bares, lanchonetes, além de ciclovia, praças, ancoradouro e um embarcadouro flutuante com restaurante.


Além dos acima citados, a Prefeitura tinha em caixa a importância de R$ 2.600.000,00, para financiamento e recuperação de imóveis particulares instalados entre o Igarapé de São Vicente e a Praça dos Remédios, no sentido Leste/Oeste do Centro Histórico e as ruas Saldanha Marinho entre as Ruas Lobo D’Almada e Epaminondas, alcançando a orla do Porto de Manaus, na área Norte/ Sul, totalizando duzentos ou mais em processo de desgaste. Este projeto foi implantado com sucesso em Belém, Salvador e Recife; em Manaus, pergunte a alguns moradores se eles viram a cor do dinheiro, com certeza as respostas serão um grande e sonoro NÃO!


O atual prefeito de Manaus está mais perdido do que “cachorro que caiu da mudança!”. Faz uma campanha difamatória contra o prefeito anterior, com a intenção de justificar os milhões de reais, sem licitação, empregados em “obras” para fazer frente ao “estado de emergência” pela qual passa a cidade. A ordem é tapar buracos e terminar as grandes obras (viadutos e passagens de nível – valem milhões de reais); os prédios e monumentos da Manaus antiga não fazem parte das prioridades do alcaide e dos barnabés.

Estamos nas mãos de gestores públicos compromissados com os seus próprios bolsos, a cidade fica em segundo plano; o projeto MONUMENTA foi jogado na lata de lixo! Onde fica mesmo o IPHAM e o Ministério Público? Ninguém sabe ninguém viu!