terça-feira, 2 de dezembro de 2008

SAUDADE DE MANAUS



To: jmartinsrocha@hotmail.comSubject: Parque 10 de Novembro!Date: Sun, 30 Nov 2008 01:06:22 -0200

At. Sr. José Martins Rocha,

Parque 10 de Novembro!

Sempre que posso, entro em alguns sites relacionados a Manaus, em busca de vivenciar fatos e matar a saudade desta grande cidade!
Sou filho de pai militar (FAB), e de mãe (Enfermeira), todos dois nascidos no triangulo mineiro (Uberlândia e Uberaba), ambos in memoriam. E eu, nascido em São Paulo, em 11/05/1952.
Meu pai foi para Manaus em 1961, eu tinha nesta época 9 anos de idade, quando chegamos em Manaus, confesso, não foi muito fácil a nossa adaptação. O nosso primeiro impacto foi com os
Pernilongos (com a quantidade e tamanho dos Carapanãs), os outros impactos também não foram fáceis, ou seja: a água potável, o calor e a terrível Lacerdinha. Mas logo tudo isso se acomodou, e já estávamos habituados a tudo.
Na verdade, como eu ainda era uma criança, e Manaus ainda era uma cidade calma, comecei a ter mais liberdade dos meus pais para sair (ir e vir da escola, brincar com os novos amigos), com isso, a cidade de Manaus tornou-se pra mim uma grande maravilha. Aonde comecei a conhecer tudo que a cidade podia oferecer de bom para o garoto já com 10 anos de idade.
Os meus primeiros fascínios foram conhecer os banhos (balneários), a Ponta Negra, o Tarumã, o Tarumanzinho e o nosso eterno "Parque 10", aonde aprendi a nadar agarrado em uma câmara-de-ar da Vespa do meu pai (que saudades, tempos bons que não voltam mais).
E os peixes?; a caldeirada de tucunaré?; os tracajás?; as farinha?, as pimentas-de-cheiros?; o tacacá?...que maravilha! Não podendo esquecer, das frutas que só aí tem!
Aos Domingos, quando não íamos ao Balneário, eu já tinha destino certo, já em turmado, marcávamos em nos encontrar em algum cinema, desde que estivesse passando um dos seguintes filmes: Jerry Lewis (todos), Hercules, Massister, Tarzan e qualquer que fosse o Western. Podendo ser em qualquer cinema (Politeama, Guarany, Avenida, Odeon, Eden e mesmo o mais longe que era o Cine Ipiranga).
No período que moramos em Manaus, o Teatro Amazonas não estava funcionando, estaria para entrar em uma grande reforma (só tinha bolor). Mesmo assim, muito lindo, imponente!
Estando eu já com 12 anos, cada vez mais fascinado pela cidade, tive a minha primeira apaixonite juvenil, que maravilha, como fique feliz (coisas de adolescente).
Mal sabia eu, que editávamos para voltar para São Paulo, como chorei, como fique triste, por estar perdendo tudo que vivenciei, tudo que aprendi, tudo que conquistei...principalmente os meus primeiros amigos!
Por isso, que nunca poderei esquecer a Manaus que um dia foi minha!

Em tempo: Tamanha foi a minha satisfação em acessar o seu Blog, principalmente quando vi a foto do "Parque 10" - saudades!!!

Hoje, tenho 56 anos.

Um forte abraço

Elias GonçalvesPolifilmes

R - Bom Dia Elis Gonçalves!

Sou também um cinquentão, curtimos a mesmas coisas na nossa juventude.

O nosso blog tem uma proposta de mostrar para os mais jovens como foi a nossa Manaus, lutar pela sua conservação e revitalização do que ainda sobrou.

Caso o amigo tiver alguma foto antiga de Manaus, favor mandar para publicação; o teu e-mail está sendo publicado hoje.

Um abraço,

José Martins Rocha