sábado, 8 de janeiro de 2022

CORRIDA DOS GARÇONS


Hoje, teremos a II Corrida dos Garçons dos bares de Manaus, com a organização do assessor parlamentar Paulo Onofre, apoio do empresário Carbajal Gomes e do deputado estadual Sinésio Campos.

Será uma festa de confraternização da classe, que trabalha o dia e a noite toda enquanto os boêmios e clientes se alimentam e se divertem.

A partida será em frente ao antigo prédio da agencia da Caixa Econômica Federal e o final bem em frente ao Bar Caldeira, com direito a medalhas, troféus e muita grana para o primeiro e segundo colocados, os demais receberão uma cesta básica.

O garçom vencedor será aquele que cruzar a linha de chegada primeiro sem deixar cair da bandeja uma garrafa de cerveja e dois copos cheios.

Estamos na torcida do garçom-atleta Baixinho, o mais famoso garçom do Bar Caldeira. O treinador dele é o meu irmão Rochinha Contador, um cliente/boêmio que conhece a maioria dos garçons dos bares de Manaus.

Por falar em garçom, lembro do saudoso Montanha, um atleta de pernas curtas que fez muito sucesso com a sua irreverência e mau humor – aprendeu o oficio com o Sêo Armando Soares.

O meu saudoso pai, o luthier Rochinha, gostava de frequentar o Bar Jupati, no bairro dos Educandos. Segundo ele, por lá existia um garçom avantajado, igual aquele Negão do Whatsapp – quando dava meia noite, o negão ficava pelado e colocava na “dita cuja” o paletó e a negada iam colocando garrafa cheia de cerveja nos bolsos. O mangará aguentava meia dúzia de cevada e não abaixava. Vai vendo.

“Garçom, aqui, nesta mesa de bar. Você já cansou de escutar. Centenas de casos de amor. Garçom, eu sei. Eu estou enchendo o saco (nada!). Mas todo bebum fica chato (fica mermo!). Valente e tem toda razão. E pra matar a tristeza, só mesa de bar. Quero tomar todas, vou me embriagar. Se eu pegar no sono, me deite no chão. Reginaldo Rossi.”

No dia 11 de agosto é considerado o “Dia do Garçom”, ninguém sabe ao certo o porquê é comemorado nesta data. A vida de garçom não é nada fácil, muitas vezes tem que aturar muitos desaforos sem necessidade. Ele é chamado de garçom, chefia, companheiro, amigo, camarada e, às vezes, até de “psiu”.

Parabéns aos garçons e as pessoas acima citadas que foram os responsáveis por este evento acontecer, afinal, a profissão de garçom é uma das que mais fazem parte da cultura popular.

É isso ai.