quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

FLÁVIO DE CARVALHO SOUZA PERSONALIDADE CULTURAL DE MANAUS – 2021

 

 



O BLOGDOROCHA tem a honra de conferir ao Flávio de Carvalho Souza,        o Certificado Honra ao Mérito por ter sido eleito como  “Personalidade Cultural de Manaus – 2021”

 

Histórico do Homenageado:

Nasceu na cidade de Cruzeiro do Sul (Acre), no dia 03 de março de 1930. Filho primogênito de Raimundo de Souza Filho               e Lidia de Carvalho Souza.

Veio para Manaus com apenas um ano e cinco meses,           onde permaneceu por todos esses longos anos.

Com a morte prematura de seu genitor, foi ainda muito jovem          o “Chefe da Família” ajudando na criação e sustento de seus irmãos mais novos: Terezinha, Mirtes, Guilhermina, Cláudio (Pavão), Mark Clark, Lenise, Lélia    e Jasiva.

Casou com a senhora Marlene das Neves Souza, com quem teve dois filhos, a Liéde das Neves de Souza e Flávio das Neves de Souza. Possui duas netas, a Flaveliza e Ana Flávia.

É poeta, musicista consagrado, com mais de 60 composições    musicais      de estilos diversificados (samba-canção, samba-enredo,           marchinhas          de carnaval, boleros e hinos de clubes esportivos e cidades), incluindo o Hino do Nacional Futebol Clube, Olímpico Clube, Cidade de Autazes (AM) e homenagem ao Coronel Jorge Teixeira,  primeiro governador do Estado de Rondônia (RO).

Foi locutor, comentarista esportista e diretor artístico da antiga Rádio Baré (PRF-6), na época de ouro do rádio amazonense. Emissário junto a CBF onde ajudou na fundação da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Amazonas (ACLEA).

Fez estágios nos grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro, sendo até cotado para dirigir alguns deles.

Preparador Físico, Auxiliar Técnico e Treinador do Olímpico, Rodoviária, Rio Negro, Nacional, São Raimundo e Fast Clube.

Considerado pela imprensa manauara como um Treinador revolucionário para a época, em decorrência de ter utilizado técnicas que até os dias atuais podem ser empregadas com sucesso nos clubes de futebol.

Foi um executivo exemplar do Departamento de Estradas            e Rodagens do Amazonas (DER-AM), onde se aposentou.

Recebeu diversas homenagens, títulos, medalhas e certificados pelos bons serviços prestados e pelo engrandecimento             da cultura da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas.

Em sua homenagem será lançado no início de 2022 o livro          de memórias “FLÁVIO DE SOUZA – UMA VIDA FEITA                  DE FUTEBOL E MÚSICA”.

Foi um bom filho, bom pai, bom músico e bom técnico.

Em 2021, completou 91 anos de idade, com muita saúde             e vitalidade, servindo de exemplo para as novas gerações.

Parabéns!