sexta-feira, 9 de julho de 2021

GORGONHA

 GORGONHA

Informo com bastante pesar o passamento do meu amigo e vizinho da Rua Tapajos, o Zezinho Gorgonha.

O seu pai conhecido como Seo Gorgonha, foi o presidente do Rio Branco FC, um time da segunda divisão do campeonato amazonense da FADA.

A família Gorgonha é conhecidíssima em nossa rua, mas tive um contato maior com o velho Gorgonha e o Zezinho quando prestavam serviços para a empresa Souza Arnaud.

Eles possuíam caminhões tipo Munck, dotados de guindastes.

Os dois faziam o trabalho de retirada no Roadway dos motores de centro marca "Yanmar" e leva-los para o depósito que ficava no V8 (atual Condomínio Efigenio Salles) e também de entrega-los aos clientes do interior.

O velho Gorgonha era um homem negro, alto, de fala mansa, sério, muito inteligente e com uma força fora do comum perdendo somente para o Munck.

Existem muitos causos dele que "mata de rir" até hoje os mais antigos moradores .

Por outro lado, o Zezinho Gorgonha era baixinho e magro, falava pelos cotovelos, era da "rede rasgada", um gozador nato.

Foi o braço direito de seu pai até o velho morrer.

Quando se aposentou as doenças começaram aperecer.

Ficava sentado em frente a sua casa (defronte ao estacionamento do Sebrae), com um sorriso largo, sempre conversava com todos, gozando de um e de outro, não se deixando abater com os seus problemas de saúde.

Quando eu passava por lá e tinha tempo para ouvi-lo, a prosa era longa.

Gostava de falar dos velhos tempos do Souza Arnaud e da nossa associação, a Arsa e dos velhos amigos.

Sempre falava bem do Senhor Douglas Arnaud, do  Dr. José Carlos Lima, Irineu, Jorge Cordeiro, Adelson Cordeiro, Conceição Kramer, Sebastiana, Cabralzinho, Agenor Braga, Cleidir, Antonio Folhadela, Domingos, Bosco, Reis, Celina, Sildete, João Lambança, Gricelda, Antonio da Contabilidade, Carlos Pernambuco, Henrique Martins, Emilio, Nobre, Melo, Plínio, Joãozinho, Raimundinho, Compadre Alberto, dentre outros.

Era uma volta ao passado.

No mês de maio foi a última vez em que conversamos.

Que Deus o tenha em um bom lugar.

Descanse em paz meu amigo Zezinho Gorgonha!