quarta-feira, 14 de julho de 2021

14 DE JULHO, A FESTA FRANCESA

 A França está em festa, comemorando a tomada inesperada e violenta da Bastilha (uma fortaleza medieval que abrigava prisioneiros), ocorrida em 1789, um movimento popular que culminou com a derrubada da monarquia e o início da Revolução Francesa, gerando mudanças no mundo inteiro (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

Os franceses tentaram várias vezes invadir o Brasil. No ano de 1555, eles fundaram a França Antártica, na baía da Guanabara, atual Rio de Janeiro.

Rondavam algumas partes do litoral brasileiro onde fizeram algumas feitorias e fortes militares, além de fazerem alianças com os povos indígenas (sem exigir trabalhos forçados como faziam os portugueses).

Após serem expulsos, em 1567, os franceses se estabeleceram em São Luís, onde fundaram, em 1612, a França Equinocial.

Após a sua expulsão, em 1615, foram para as Guianas, onde fundaram a Guiana Francesa.

Mesmo não conseguindo colonizar o Brasil, os franceses deixaram grande influência no pensamento (direitos humanos e revolucionários), artes (Academia de Belas Artes) e cultura (ABL foi inspirada na Academia Francesa).

A nossa cidade Manaus teve uma grande influência da França, no período conhecido como Belle Époque (1871-1914, período de grande produção artística, literária e desenvolvimento econômico), sendo conhecido como a Paris das Selvas, onde os ricos seringalistas e suas famílias viviam a moda e costumes franceses.

Mesmo sendo o dia mais importante para os franceses, não poderemos deixar de registrar a data e parabenizá-los, pois a influencia deles para a nossa formação cultural foi muito grande.

Vive La France!

Foto: G1