quinta-feira, 7 de março de 2019

PRAÇAS ABANDONADAS DE MANAUS – Praça da Polícia



A Praça Heliodoro Balbi, conhecida pelos manauaras como Praça da Policia, constitui-se num dos logradouros público mais bonito da nossa cidade, além de ser pura história - está merecendo uma atenção muito grande do poder público estadual, mais especificamente da Secretaria Estadual da Cultura (SEC), pois está abandonada em toda a sua extensão, deixando uma sensação de descaso e falta de amor a nossa história por parte das autoridades públicas.

A minha cidade Manaus possui dezenas de praças, com maior visibilidade as localizadas no centro da cidade, por terem sido inauguradas em plena Belle Époque, onde o dinheiro corria solto, sendo possível dota-las de equipamentos importados do continente europeu.

A Praça da Polícia, como é popularmente conhecida, foi inaugurada no final do século dezenove, tendo várias denominações, sofrendo ao longo do tempo várias transformações e restaurações, tornando-se a mais bela da nossa cidade.

Infelizmente, as autoridades públicas preferem fazer grandes obras, posar nas inaugurações como fosse pai da criança, esquecendo, tempo depois, da manutenção dos espaços públicos.

Esse descaso e abandono são visíveis em todas as praças de Manaus – com relação à Praça da Polícia é uma vergonha, um caso de polícia mesmo!

Comparando as fotos da restauração, ocorrida em 2009, com as de dez anos depois, março de 2019, as imagens valem por mil palavras!

 Fotos da restauração, ocorrido em 2009.




O atual governo estadual divulga na imprensa o seu desejo de organizar as finanças do Estado do Amazonas e, valorizar o turismo como fonte de recursos, substituição paulatinamente o modelo atual da Zona Franca de Manaus.

A recuperação urgente do centro histórico faz-se necessário para o incremento do turismo em nossa cidade, além de recuperar a autoestima e o amor dos manauaras por sua cidade.

Não será necessário fechar a praça, colocar tapumes e passar um tempão fechado, apenas fazer a recuperação dos lagos, da iluminação e dos canteiros – serão pequenas coisas que farão toda a diferença.

É isso ai.

Observação: postei foto do dia da restauração, ocorrido em 2009 – logo mais anexarei as de hoje.



Fotos José Rocha

Nenhum comentário: