quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

PRAÇA DA SAUDADE - SOMENTE SAUDADE


A nossa Praça da Saudade, localizada no centro histórico de Manaus, limitando-se entre a Avenida Epaminondas e Ruas Ramos Ferreira e Simão Bolívar – considerada uma das mais antigas de Manaus e, também, a mais bonita e charmosa, emoldurada por dois belos palacetes, casas antigas e o majestoso prédio do Atlético Rio Negro Clube – tudo isso não esta sendo o bastante para ser respeitada pelo Prefeitura de Manaus e pelos órgãos de segurança do Estado do Amazonas.


Foi inaugurada em 1865 - teve vários nomes, porém, sempre será conhecido como Praça da Saudade, em decorrência de ter sido edificada no local onde fora o antigo Cemitério São José – oficialmente o seu nome é Praça 5 de Setembro (data da elevação do Amazonas a categoria de província (Estado do Amazonas), no local encontra-se um monumento em homenagem ao Terreiro Aranha, a pessoa que mais lutou pela emancipação do Grão-Pará.



Ela ficou esquecida e desfigurada por longos anos – foi revitalizada em 2008 e 2009 e inaugurada em 2010, através de um convenio entre a SUFRAMA e a Prefeitura de Manaus – estive lá na sua reinauguração, conforme foto tirada naquela época.


Atualmente, o logradouro público está abandonado pela Prefeitura de Manaus, com luminárias quebradas e queimadas, o piso está soltando, as laterais e os boxes estão todos pichados, não respeitaram nem o monumento do Tenreiro Aranha – os serviços de jardinagens ainda sendo feitos pelos nossos garis.


A praça ficou tomada por desabrigados e usuários de drogas e, pasmem, alguns deles dormem dentro dos boxes destinados aos telefones públicos (armaram até redes de dormir!) - o lixo impera em seu entorno, com forte odor de urina, em decorrência dos inúmeros bares que funcionam até de madrugada – virando palco de brigas e até mortes registradas recentemente.


Para completar, hoje, estive no local para fazer uma caminhada, onde encontrei o artista plástico Rui Machado e sua irmã Sônia Machado e outros senhores e senhoras – todos estavam chocados com um vandalismo sem tamanho – um pé de árvore Mogno foi arrancado do meio da praça e jogado na lateral da Rua Simão Bolívar, conforme fotos tiradas pelo Rui.


Entrei em contado com a Sedema, pelo fone 0800-092-2000, fiz várias tentativas, mas, não fui atendido, depois, entrei em contato com o numero 190 da PMAM, onde fiz a denúncia -, fui aconselhado entrar em contato com a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), porém, ninguém atendeu ao telefonema.

Segundo o WWW Brasil “O mogno corre sério risco de extinção. Um dos motivos é a extração de madeira clandestina que causa também devastação da floresta amazônica. Isso acontece porque o mogno tem alto valor comercial e aceitação no mercado internacional. A espécie já desapareceu de grandes áreas da Amazônia e resiste apenas em regiões de difícil acesso e em áreas protegidas. Mas mesmo as áreas protegidas não intimidam madeireiros ilegais, que abrem estradas na mata em busca das valiosas árvores de mogno. A derrubada ilegal e arraste da madeira leva à destruição de até 30 árvores próximas, o que agrava ainda mais o desmatamento" 

Fico pasmo com o Prefeito Arthur Neto, em campanha prometeu transformar a nossa cidade em uma Manaus Inteligente! Confira as suas promessas não cumpridas no sitio http://observatoriomanaus.com/…/as-33-promessas-nao-cumpri…/ 


Sinceramente, estou pensando em reunir alguns manauaras que, realmente, amam essa cidade e angariar recursos para recuperar a nossa Praça da Saudade, pois do jeito que está ficará SOMENTE SAUDADE!


Fotos: Rui Machado Jose Rocha Bau Velho

Nenhum comentário: