domingo, 4 de janeiro de 2015

MUSEU DO PORTO DE MANAUS ABANDONADO



O Porto de Manaus faz parte das boas lembranças da minha infância e parte da minha adolescência – poucas coisas restaram, pois foi sendo desfigurado com as intervenções ao longo do tempo – parte do foi descartado em decorrência do progresso, está no Museu do Porto, porém, encontra-se fechando ao público, na realidade ele está abandonado pelos administradores, sendo destruído pela ação do tempo.

Está localizado na Rua Vivaldo Lima no. 61 – o prédio data de 1905, foi construído pelos ingleses da Manaus Harbour Limited, empresa constituída em 1900 para administrar o Porto de Manaus.


Possui uma área construída de 742 m2 – tendo sido instalado em 1981 para guardar, extraoficialmente, cerca de 300 peças, exposto em oito ambientes: casa de máquinas, salas 1, 2, 3, 4, salão mezanino e área externa, com objetos pesados, âncoras, cabeços, molinetes e tornos, além de vagonetes e uma imensa torre com tanque de água.


Esse importante patrimônio histórico e arquitetônico está abandonado, sem a devida manutenção, com toda a estrutura correndo sérios riscos.

Fotos: Rocha


Nenhum comentário: