segunda-feira, 17 de novembro de 2014

COLÉGIO CARVALHO LEAL


Colégio Carvalho Leal, ontem e hoje. Construído em 1919, na Rua Borba, bairro de Cachoeirinha.

Histórico
Tradicional unidade de ensino da cidade de Manaus, a escola estadual Carvalho Leal foi criada por meio do Decreto de nº 74 de 27 de dezembro de 1926. A escola recebeu o nome de Carvalho Leal em homenagem ao republicano Domingos Teóphilo de Carvalho Leal, nascido em São Luís do Maranhão em 1854.

A inauguração da unidade de ensino, naquela época denominada de ‘Grupo Escolar’, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1927, instalado na Chácara Affonso de Carvalho (situada àquele momento à Rua Codajás, hoje bairro Cachoeirinha), que precisou ser reconstruída e adaptada pela administração estadual.

A construção da atual sede da Escola Estadual Carvalho Leal, na Rua Borba, foi iniciada em 1948 e inaugurada no ano seguinte, em 5 de setembro.

A escola tem como patrono Domingos Teóphilo de Carvalho Leal. Natural de São Luís do Maranhão, Carvalho Leal iniciou seus estudos primários em sua cidade natal e concluiu o Secundário no Rio de Janeiro.

Para continuar os estudos seguiu para Suíça onde se graduou em Filosofia e Belas Artes na Universidade de Zurique. Ao retornar ao Brasil, em 1879, morou em Belém do Pará e dedicou-se à divulgação dos ideais republicanos.

Em 1880 transferiu-se para a capital amazonense. Nove anos depois participou da fundação do Clube Republicano do Amazonas, que mais tarde tornou-se o Partido Democrático.

Carvalho Leal foi o único civil a compor a Junta Governativa Provisória do Estado do Amazonas, instalada em 21 de novembro de 1889.


Nenhum comentário: