sexta-feira, 16 de setembro de 2011

AFONSO TOSCANO

O Toscano é um amazonense conhecidíssimo no meio cultural de Manaus, fez durante anos as letras das marchinhas da Banda Independente da Confraria do Armando (BICA), possui um talento fora do comum para compor músicas, além de ser um cantor da melhor qualidade.


Em 2008, lançou um álbum musical intitulado “Enredo”, gravado nos estúdios da AC Records, contou com a colaboração dos músicos Almir Fernandes, Bernardo Lameiras, Gilson Rodrigues, Célio Vulcão e Miguel Pronsky. Fez muito sucesso com as músicas “Menina da Noite”, “Pessoa de Bem” e “Manaus Mana”.


Segundo o blog http://rogeliocasado.blogspot.com.br/2012/03/afonso-toscano-compositor-do-blues.html "Afonso Toscano de Melo nasceu no começo dos anos 50 no antigo Beco do Macedo e foi vizinho do inesquecível músico Domingos Lima, padrinho e definitivamente responsável pela “contaminação” de Toscano com o vírus da música. Ainda menino mudou-se para o beco São Domingos, no bairro da Matinha, onde foi contemporâneo de Guto Rodrigues nos campinhos de peladas da velha Manaus. Em meados dos anos 60, Toscano foi aluno interno da Fundação Presidente Kennedy - um colégio misto tanto por abrigar meninos e meninas quanto pela harmônica convivência entre o religioso e o profano e teve por companhia os poetas Arnaldo Garcez e Marco Gomes. Após a euforia dos festivais e formado em Educação Física, Toscano abandonou os palcos para se dedicar ao lar, esposa e filhas".


O “Tosca”, como é conhecido no meio artístico, voltou aos palcos, para participar do II Festival Amazonas de Música – o evento foi realizado no período de 21 a 25 de Setembro, no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, O Chefão, Bar do Armando, Caverna Rock e Botequim.

Defendeu a música de sua composição, chamada “Anjo de Cor”, uma justa homenagem ao saudoso advogado dos pobres, o Dr. Nestor Nascimento  - a sua apresentação foi no Teatro Amazonas - está no Youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Qktd9t55fCY 

O homenageado do Toscano, o Nestor Nascimento, é considerado o maior líder negro da história do Amazonas, com uma marcante defesa dos direitos civis – veio de uma família tradicional do bairro da Praça 14 de Janeiro. Para conhecê-lo um pouco mais acesse a postagem http://jmartinsrocha.blogspot.com/2009/11/nestor-nascimento-alma-negra-do.html  


Faz algum tempo atrás, tirei uma fotografia no Tosca, no Bar do Armando, coloquei no BLOGDOROCHA, uma das suas filhas (Haydeé ou Izinha) gostou da foto e, fez algumas modificações para virar capa do CD (vide acima)   

É isso ai Tosca.

Foto: J Martins Rocha (Capa do CD)



Nenhum comentário: